Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22070
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LeticiaLeal_tcc.pdf477,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O que dizem os Tenetehara : o gesto das canções na Wyra’whaw
Autor(es): Leal, Letícia
Orientador(es): Duarte, Pedro David Russi
Assunto: Música - semiótica
Índios Tenetehara
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 31-Mai-2019
Referência: LEAL, Letícia. O que dizem os Tenetehara: o gesto das canções na Wyra’whaw. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho busca investigar o gesto das canções entoadas pelo pajé e pelos cantadores e coro no momento final da cerimônia de iniciação feminina do povo Tenetehara do Maranhão, a Wyra’whaw, ou Festa da Moça Nova, a partir da tradução e áudio de nove delas, por meio de uma abordagem epistemológica e metodológica da semiótica decolonial. Busca também compreender um pouco mais acerca da ontologia e cosmologia tenetehara de forma a contrastá-las com as matrizes ontológicas e cosmológicas do pensamento ocidental moderno.
Abstract: The present article aims to investigate the gesture of the chants intoned by the shaman and the singers and choir at the final part of the feminine initiation ceremony of the Tenetehara people from Maranhão, the Wyra’whaw, or New Lady’s Party, from the translation and audio of nine of them through a decolonial semiotics epistemological and methodological approach to the subject. It also aims to achieve further comprehension about the tenetehara onthology and cosmology in a way to contrast them with the onthological and cosmological matrixes of the modern western thought.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons