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Título: A importância da afetividade para a Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Araújo, Patielle Santos de
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Professores e alunos
Afetividade
Psicologia educacional
Data de apresentação: 27-Jun-2011
Data de publicação: 19-Dez-2011
Referência: ARAÚJO, Patielle Santos de. A importância da afetividade para a Educação de Jovens e Adultos. 2011. 167 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho tem como tema: A importância da afetividade para a Educação de Jovens e Adultos. Para isso, fundamentou-se nos teóricos da psicogenética: Piaget, Vygotsky e Wallon, que tratam do tema da afetividade na perspectiva psicológica. Os autores Paulo Freire, Leonardo Boff e Edgar Morin que tratam de indicadores essenciais para a percepção de características afetivas nas práticas escolares como, a dialogicidade, o cuidado e a compreensão. Bem como buscou respaldo em alguns aparatos legais que tratam da Educação de Jovens e Adultos para identificar a dimensão afetiva intrínseca a essa modalidade de educação. A metodologia utilizada foi baseada na abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em um Centro de Ensino Fundamental da rede pública de Samambaia Norte, Distrito Federal. Teve como instrumentos de coleta de dados observações feitas em quatro turmas do primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos, totalizando em média oitenta alunos nas turmas; entrevistas semiestruturadas realizadas com oito alunos e, questionários aplicados a cinco professoras e a três coordenadores da escola. A análise dos dados identificou que a afetividade faz parte essencial da prática pedagógica. Assim, constatou que a dimensão afetiva deve ser considerada no contexto escolar a fim de proporcionar uma educação de qualidade e uma formação plena. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work has as its theme: the importance of affection for the education of young people and adults. To do so, was based on the psychogenic theory: Piaget, Vygotsky and Wallon, dealing with the issue of affect in psychological perspective. The authors Paulo Freire, Leonardo Boff and Edgar Morin dealing with key indicators for the perception of affective characteristics, school practices as a dialogue, care and understanding. As well as seek support in dealing with some legal apparatus of Youth and Adults to identify the affective dimension intrinsic to this type of education. The methodology used was based on a qualitative approach. The survey was conducted in an elementary school center in the public Fern north, Federal District. Had the instruments to collect data observations in four classes of the first segment of the Youth and Adult Education, totaling an average of eighty students in classes; semi-structured interviews conducted with eight students, and questionnaires given to five teachers and three coordinators of the school. Data analysis identified that the affection is an essential part of pedagogical practice. Thus, found that the affective dimension should be considered in the school context in order to provide a quality education and training full.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Graduação em Pedagogia, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.2207
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