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Título: O corpo pede para ser vivenciado : corporeidade e ludicidade no ensino fundamental I
Autor(es): Feitosa, Gabriel Do Nascimento
Orientador(es): Nunes, Alia Maria Barrios González
Assunto: Corporeidade
Atividades lúdicas
Ensino fundamental
Data de apresentação: Dez-2018
Data de publicação: 30-Mai-2019
Referência: NUNES, Alia Maria Barrios González. O corpo pede para ser vivenciado: corporeidade e ludicidade no ensino fundamental I. 2018. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho nasce da importância do lugar da corporeidade e da ludicidade no Ensino Fundamental I. Utilizando autores como Vygotsky, Elkonin e Wallon, cujas perspectivas teóricas partem do materialismo histórico e dialético, o estudo objetivou levantar crenças e concepções acerca do tema, a partir de entrevistas semiestruturadas com educadores com experiência na implementação de projetos que envolvem o corpo e a ludicidade. Também foi pesquisado o possível efeito dos projetos para seus participantes, assim como o processo de implementação dos mesmos nos espaços escolares. As falas dos participantes enfatizam a ludicidade e a corporeidade como elementos inter-relacionados que são fundamentais para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, e para uma prática pedagógica transdisciplinar. Percebendo uma ênfase nas pesquisas referente a esse tema no Ensino Infantil e poucas publicações no Ensino Fundamental, sugerem-se novas pesquisas que permitam repensar a prática pedagógica.
Abstract: The present work is born of the importance of the place of corporeity and ludicity in Elementary School I (Primary School). The study aimed at raising beliefs and conceptions about the subject from of semi-structured interviews with educators with experience in the implementation of projects that involve body and ludicity using authors such as Vygotsky, Elkonin and Wallon, whose theoretical perspectives come from historical and dialectical materialism. It was also investigated the possible effect of the projects for their participants, as well as the process of implementing them in the school spaces. The participants’ speeches emphasize ludicity and corporeity as interrelated elements that are fundamental for students' development and learning, and for a transdisciplinary pedagogical practice. Realizing an emphasis on researches on this topic in Early Childhood Education and few publications in Elementary School, it suggests new researches to allows rethinking the pedagogical practice.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
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