Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22060
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RodrigoOliveiraWerneck_tcc.pdf6,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Bacia de aprendizado com aplicação do monitoramento de qualidade da água por meio do enfoque ciência cidadã : estudo de caso da Bacia Hidrográfica do Córrego Chapadinha/DF
Autor(es): Werneck, Rodrigo Oliveira
Orientador(es): Minoti, Ricardo Tezini
Coorientador(es): Gomes, Lenora Nunes Ludolf
Assunto: Recursos hídricos
Água - qualidade
Data de apresentação: 5-Dez-2018
Data de publicação: 30-Mai-2019
Referência: WERNECK, Rodrigo Oliveira. Bacia de aprendizado com aplicação do monitoramento de qualidade da água por meio do enfoque ciência cidadã: estudo de caso da Bacia Hidrográfica do Córrego Chapadinha/DF. 2018. 125 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A contribuição social para o conhecimento ecológico, especialmente o monitoramento de qualidade da água, vai além das propriedades qualitativas de um corpo d’água, representando uma colaboração da sociedade para a gestão compartilhada dos recursos hídricos. Neste sentido, o trabalho teve como objetivo monitorar a qualidade da água a partir do enfoque da ciência cidadã como forma de capacitar os cidadãos nas questões ligadas à gestão dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do córrego Chapadinha, incentivando a participação de mais membros da comunidade na decisão do correto uso e da qualidade desejada do rio. A metodologia de pesquisa envolveu a definição do local, a caracterização ambiental da bacia hidrográfica, a aplicação um VANT no mapeamento do parque veredinha na geração de modelos tridimensionais, a integração dos voluntários, o depoimento dos voluntários, o estabelecimento de protocolos de coleta e análise dos parâmetros de qualidade da água, o monitoramento quali-quantitativo da água e a disponibilização dos dados gerados por meio de aplicativo e site. Como resultados foram obtidos a caracterização ambiental da área com os respectivos cálculos morfométricos, o georreferenciamento e processamento das imagens capturadas pelo VANT, que aperfeiçoou a nitidez das imagens da área do Parque Ecológico Veredinha e gerou modelos em três dimensões da área em questão, o monitoramento da quantidade e qualidade do Córrego Chapadinha, comparando os resultados dos parâmetros obtidos à legislação vigente, o depoimento dos cientistas cidadãos a cerca da internalização do conhecimento adquirido, o desenvolvimento de um aplicativo em formato Android e um site de código-fonte aberto democratizando a divulgação de informações hídricas da região. Conclui-se que o monitoramento da qualidade da água com enfoque da ciência cidadã se mostrou eficiente para capacitar os cientistas cidadãos a respeito das questões ligadas à gestão dos recursos hídricos na Sub-Bacia do Córrego Chapadinha.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons