Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22055
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MatheusAlmeidaFerreira_tcc.pdf3,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Adequação dos filtros da Estação de Tratamento de Água Brasília : avaliação em escala piloto
Autor(es): Ferreira, Matheus Almeida
Orientador(es): Brandão, Cristina Celia Silveira
Assunto: Água - qualidade
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 30-Mai-2019
Referência: FERREIRA, Matheus Almeida. Adequação dos filtros da Estação de Tratamento de Água Brasília: avaliação em escala piloto. 2018. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: As alterações naturais ou antrópicas da qualidade da água de mananciais de captação de água para consumo humano demandam constantes estudos de tratabilidade para adequação do tratamento às novas característica da água. Neste sentido, a Estação de Tratamento de Água Brasília, operada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, tem enfrentado grandes desafios operacionais relacionados às unidades de filtração da estação, tanto pela alteração das características dos mananciais de captação quanto por problemas nas estruturas de controle do modo de operação dos filtros. O presente trabalho teve o objetivo de avaliar a adequação do meio filtrante e o modo de operação da ETA Brasília, com vistas à melhoria da qualidade da água produzida e, por conseguinte, a maior segurança microbiológica. Para tal, foram testados, em escala piloto, dois meios filtrantes: o meio filtrante de camada simples de areia (FA) e o meio filtrante de camada dupla de antracito e areia (FAA). Foram analisados dois cenários: no cenário 1 os experimentos foram realizados com taxa de filtração de 455,30 m³/m².d com água de alimentação dos filtros clarificada; e no cenário 2 foram realizados experimentos com taxa de filtração de 361,73 m³/m².d com água de alimentação dos filtros clarificada e coagulada na própria ETA Brasília. No primeiro cenário, a duração média das carreiras de filtração obtidas para a ETA Brasília foi de 40 horas para o filtro de areia FA e de 24 horas para o filtro de areia e antracito FAA. Já no segundo cenário estudado, para água clarificada e floculada, as durações médias das carreias de filtração foram de 49 horas (com água clarificada) e 9 horas (com água floculada) para o filtro de areia FA e de 30 horas (com água clarificada) e 8 horas (com água floculada) para o filtro de areia e antracito FAA. Apesar de o filtro de antracito e areia FAA não ter apresentado o melhor desempenho com relação a duração das carreiras de filtração, foi concluído no presente trabalho que o filtro FAA é mais recomendado para ETA Brasília, em função da melhor qualidade da água produzida.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons