Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22054
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AureaRamalho_tcc.pdf693,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do pedagogo na educação profissional e tecnológica : o caso SENAI
Autor(es): Ramalho, Áurea
Orientador(es): Freitas, Maria da Conceição da Silva
Assunto: Ensino profissional
Pedagogos - prática profissional
Educação para o trabalho
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 30-Mai-2019
Referência: RAMALHO, Áurea. O papel do pedagogo na educação profissional e tecnológica: o caso SENAI. 2018. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Para os estudiosos que discutem sobre a Pedagogia e o Pedagogo a docência destaca-se como a base da identidade profissional de todo o educador. Entretanto, esta tese tem sido questionada por Libâneo (2010), por entender que o exercício profissional do pedagogo vai além da docência. Este trabalho intitulado: O Papel do Pedagogo na Educação Profissional e Tecnológica - EPT: o caso SENAI busca desvendar o problema de como se dá a prática do pedagogo na Educação Profissional e Tecnológica–EPT. Seu objetivo geral é compreender o papel do pedagogo na EPT do SENAI. Os objetivos específicos são: revisar o conceito de pedagogia, apresentar a discussão sobre o que é pedagogo e a docência como base do saber do pedagogo; estudar a relação entre a Educação Básica e a Educação Profissional e Tecnológica; revisar o histórico da Educação Profissional e do SENAI; e, por fim, identificar o papel do Pedagogo no Regimento Interno do SENAI. Primeiro realizamos Revisão Bibliográfica analisando o histórico da EPT, e a instituição SENAI. Foram realizadas entrevistas com os cinco pedagogas componentes da equipe multidisciplinar. A pesquisa revelou que o curso de Pedagogia não é suficiente para o sucesso profissional, pois os Pedagogos trabalham em funções mais especializadas que exigem desenvolvimento de competências avançadas para se adaptarem a complexidade do mundo atual e para o competitivo mercado de trabalho industrial. O SENAI gradativamente mantém o processo de valorização profissional, investe em cursos de capacitação e treinamentos. O trabalho do Orientador Pedagógico é fundamental para a instituição, pois está relacionado com a gestão de tudo o que envolve os processos de ensino e aprendizagem. O trabalho do pedagogo sempre terá como foco o ensino e aprendizagem, só que em contextos diferenciados. Para finalizar foi sugerido que a problemática da falta de conhecimento sobre o trabalho do Pedagogo na EPT seja mais debatida no curso de Pedagogia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons