Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22039
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_KarolyneAntunesDeSouza_tcc.pdf1,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mensagem e rua a partir de falas de pixadores e grafiteiros do DF
Autor(es): Souza, Karolyne Antunes de
Orientador(es): Duarte, Pedro David Russi
Assunto: Pichação
Grafite (Arte) - Distrito Federal
Arte de rua
Data de apresentação: Dez-2018
Data de publicação: 28-Mai-2019
Referência: SOUZA, Karolyne Antunes de. Mensagem e rua a partir de falas de pixadores e grafiteiros do DF. 2018. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) procura entender e analisar entrevistas espontâneas e fotografias produzidas; para isto, se torna necessário entender o lugar de fala destes meninos e meninas. “Pixação” com “x” é um termo usado em protesto à “pichação” com “ch”, pois a palavra influencia uma leitura mais suja, das ruas. O pixo, como é chamado nas ruas, tem várias vertentes, já que é uma arte personalizada pelo próprio autor, podendo mudar de estilo a cada risco. Dentre todas as análises contidas no uso da pixação, esta pesquisa buscou conversar com pixadores e ex-pixadores do DF (Distrito Federal) e assim captar a lógica de produção feita por eles. Foram 12 entrevistas produzidas e analisadas ao longo do trabalho. Um dos objetivos deste trabalho está em dar continuidade ao debate dentro da academia sobre a forma de comunicação da cidade (urbe), a partir dessas apropriações ou ressignificações entendidas como ‘pixação’. Trato da comunicação através da pixação, graffiti, atos artísticos, urbanos e políticos que é possível de serem vistos por todas as cidades do DF. Por meio das entrevistas foi possível reforçar algumas ideias e desmistificar outras. A pixação e o graffiti vandal vão além de um ato de rebeldia, são também uma comunicação, um protesto e uma forma de mostrar que está vivo. Nesta pesquisa foi possível entender que quando esses pixadores e grafiteiros estão na rua, corre uma adrenalina, um medo misturado com emoção. Os autores do pixo não querem que este ato seja legalizado, não querem apanhar da polícia, mas querem que as autoridades da cidade se sintam impotentes perante os artistas da cidade. É uma guerra de poder nas ruas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo
Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons