Título: | A comunicação interna na construção e reforço da cultura organizacional : um estudo de caso da Wiz Soluções |
Autor(es): | Corcino, Amanda Sousa |
Orientador(es): | Curvello, João José Azevedo |
Assunto: | Cultura organizacional Comunicação interna Comunicação organizacional |
Data de apresentação: | Nov-2018 |
Data de publicação: | 28-Mai-2019 |
Referência: | CORCINO, Amanda Sousa. A comunicação interna na construção e reforço da cultura organizacional: um estudo de caso da Wiz Soluções. 2018. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo identificar, por meio de um estudo de caso em uma grande
empresa, as nuances da comunicação interna na construção, manutenção e reforço de uma
cultura organizacional . Para fundamentar a pesquisa, na revisão teórica, foram estudados os
autores que mais se destacam nas duas áreas além de outros trabalhos e artigos acadêmicos
que se relacionam diretamente com o tema. A metodologia usada foi da natureza quantitativa
e qualitativa. O método usado foi indutivo e os objetivos são ambos exploratórios e
descritivos. As entrevistas em profundidade tanto quantitativas, quanto qualitativas, foram
realizadas a fim de levantar dados que pudessem servir de informações para o trabalho e gerar
um diagnóstico completo acerca das áreas da comunicação interna e da cultura organizacional
buscando identificar e exprimir a interface entre as duas. Fazendo uma análise crítica dos
resultados obtidos, pôde-se perceber que são feitas muitas ações de reforço da cultura
organizacional mas, também, que há um grande espaço para melhorias na relação com a
comunicação e no uso estratégico da comunicação interna para tal |
Abstract: | This present work has the goal to identify, throughout a case study of a big company, the
aspects of the internal communication in the built, maintenance and endorsement of an
organizational culture. In order to support and substantiate the research, it was made some
theoretical studies of the most well-known authors and some other papers and articles of both
of the study areas of this work. The methodology’s nature were both quantitative and
qualitative. The chosen method was inductive and the goals set from the beginning were
exploratory and descriptive. The interviews, both qualitative and quantitative, were made to
collect data and information to support and be used to diagnose the communication and
organizational culture areas in the company, in order to identify and explain the interface
between them. Doing a critical analysis of the results collected, we were able to notice that the
company makes a lot of effort to re enforce its culture in its employees, but, also, there is a
huge space of improvement and more strategic use of the internal communication to do so |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Jornalismo
|