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Título: Consciência is the new black : o consumo consciente de moda
Autor(es): Teixeira, Naiara Cavalcanti
Orientador(es): Machado, Fabíola Orlando Calazans
Assunto: Moda e comunicação
Sociedade de consumo
Consumo consciente
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 13-Mai-2019
Referência: TEIXEIRA, Naiara Cavalcanti. Consciência is the new black: o consumo consciente de moda. 2018. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A investigação realizada nesta monografia objetivou compreender a constituição histórica e os sentidos associados ao termo “consumo consciente”. Por meio de uma revisão teórico-bibliográfica, traçou-se um panorama das transformações históricas que permitiram a emergência de uma conscientização do consumo. Compreendeu-se a sociedade de consumo e a cultura de consumo (BARBOSA, 2004; LIPOVETSKY, 2007; SLATER, 2002), as fragmentações socioculturais que levaram à pluralidade de construções identitárias (HALL, 2006; SLATER, 2002) e à categorização da moda como um “fato social total” (MAUSS, 2003; CALDAS, 2004; CALANCA, 2008). Explorou-se a autonomia do consumidor de moda (LIPOVETSKY, 2009), a moda de consumo (CRANE, 2008) e a relação entre a moda e a comunicação (BARNARD, 2003; SVENDSEN, 2010). A necessidade de um propósito para o consumo surgiu (CARVALHAL, 2016) e foi feita uma análise das diversas conceituações envolvendo o consumo consciente que foram encontradas durante a realização de pesquisa exploratória bibliográfica. Ao fim, chegou-se à compreensão do “consumo consciente de moda”, que é assessorado pela “rede da conscientização”, ferramenta formada pelo conjunto de consumidores, políticas, mídia, marcas e/ou negócios de moda e indústria da confecção. Logo, foi possível ver que a moda configura um fator de mudança social e o consumo consciente de moda, por sua vez, representa um exercício conjunto que deve ser estabelecido e debatido pela sua rede de sustentação de forma a inserir nos debates todas as camadas da sociedade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propagada, 2018.
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