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2018_PauloHenriqueDaSilvaGomes_tcc.pdf1,87 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorGeraldes, Elen Cristina-
dc.contributor.authorGomes, Paulo Henrique da Silva-
dc.identifier.citationGOMES, Paulo Henrique da Silva. Piratas da capital: as narrativas midiáticas sobre o transporte informal no Distrito Federal. 2018. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata da cobertura jornalística de uma modalidade do transporte informal, o chamado transporte pirata. Por meio de uma análise de conteúdo, que compreendeu o período de 2013 a 2018, inspirada na obra da teórica francesa Laurence Bardin, objetivou-se descrever e analisar como o principal jornal da capital do país, o Correio Braziliense, abordou a temática, fundamental para a mobilidade urbana de uma parcela da população do DF que não dispõe de carro e não é bem contemplada pelo transporte público convencional. O estudo tem relevância porque a mobilidade urbana é um substrato do urbanismo de grande complexidade social e política e afeta de forma imperativa o direito de ir e vir e a qualidade de vida da população, sobretudo dos grupos economicamente mais vulnerável. Os principais resultados evidenciaram que o enquadramento do Correio Braziliense sobre a temática destaca os problemas advindos desse tipo de transporte e não os motivos pelos quais a população recorre a ele. Além disso, o periódico criminalizou o transporte pirata. O veículo mostrou aceitação e concordância com outra modalidade tida até então como informal: o transporte por aplicativos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.subject.keywordTransporte piratapt_BR
dc.subject.keywordJornalismopt_BR
dc.titlePiratas da capital : as narrativas midiáticas sobre o transporte informal no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T15:07:13Z-
dc.date.available2019-05-08T15:07:13Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21973-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This paper deals with the journalistic coverage of an informal transport modality, the so - called pirate transport. Through a content analysis, which covered the period from 2013 to 2018, inspired by the work of the French theoretician Laurence Bardin, the objective was to describe and analyze how the main newspaper of the capital of the country, Correio Braziliense, addressed the fundamental theme for the urban mobility of a part of the DF population that does not have a car and is not well contemplated by conventional public transportation. The study has relevance because urban mobility is a substrate of urbanism of great social and political complexity and imperatively affects the right to come and go and the quality of life of the population, especially the economically most vulnerable groups. The main results showed that the Correio Braziliense framework on the subject highlights the problems arising from this type of transport and not the reasons why the population uses it. In addition, the newspaper criminalized pirate transport. The vehicle showed acceptance and agreement with another modality previously considered as informal: the transport by applications.pt_BR
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