Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2197
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DanielyAlmeidadeOliveiraArtuso.pdf2,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância das parcerias para a sustentabilidade da COOPERCICLA - Cooperativa de Catadores e Recicladores de Paracatu - MG
Autor(es): Artuso, Daniely Almeida de Oliveira
Orientador(es): Pimenta, Fabrícia Faleiros
Assunto: Cooperativismo
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Resíduos sólidos
Data de apresentação: 9-Abr-2011
Data de publicação: 7-Dez-2011
Referência: ARTUSO, Daniely Almeida de Oliveira. A importância das parcerias para a sustentabilidade da COOPERCICLA - Cooperativa de Catadores e Recicladores de Paracatu - MG. 2011. 40 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é verificar a importância das parcerias públicas e privadas para a sustentabilidade da COOPERCICLA – Cooperativa de catadores e recicladores de Paracatu - MG, organização que realiza um trabalho de coleta seletiva com o apoio de empresas parceiras e da Prefeitura Municipal. Para tanto, foi realizada coleta de dados por meio de entrevista semi-estruturada com dois participantes da Cooperativa e pesquisa documental. A análise documental permitiu conhecer a história da Cooperativa e sua estrutura organizacional. Já a abordagem dos conceitos de Reciclagem, Cooperativismo, Resíduos sólidos e Parcerias foram fundamentais para a construção deste trabalho. Através das entrevistas realizadas, foi possível identificar a importância das parcerias não só para a Cooperativa, mas para a qualidade de vida de cada um dos 23 cooperados, que passaram a contar não só com a renda obtida da coleta de material, mas principalmente com instrução e qualificação oferecidas por empresas parceiras. Concluiu-se que, sem a colaboração dos parceiros, a sobrevivência da cooperativa fica comprometida e que a prestação de serviços de coleta seletiva para a Prefeitura pode ser o modelo mais viável para a sustentabilidade da COOPERCICLA.
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons