Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21965
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnneSantosAraujo_tcc.pdf5,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise e proposição de medidas sustentáveis em drenagem urbana na região do Lago Norte-DF por meio de modelagem hidrológica-hidráulica
Autor(es): Araújo, Anne Santos
Orientador(es): Koide, Sérgio
Coorientador(es): Costa, Maria Elisa Leite
Assunto: Águas pluviais
Escoamento urbano
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 7-Mai-2019
Referência: ARAÚJO, Anne Santos. Análise e proposição de medidas sustentáveis em drenagem urbana na região do Lago Norte-DF por meio de modelagem hidrológica-hidráulica. 2018. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O manejo das águas pluviais urbanas consiste em um dos grandes problemas de saneamento enfrentado pelo Brasil atualmente, inclusive no Distrito Federal. A maioria dos sistemas de drenagem implementados atualmente foi concebido sob uma lógica tradicional, prezando pelo afastamento das águas pluviais das áreas urbanas o mais rápido possível. No entanto, observa-se que a tendência mundial é a aplicação de novos conceitos e tecnologias, visando fazer o manejo sustentável das águas pluviais e amenizando o impacto da urbanização sobre o escoamento superficial, através da aplicação das medidas de baixo impacto (LIDs). No presente trabalho foi feita a análise do sistema de drenagem pluvial urbano implementado na região do Lago Norte-DF, concebido sob a ótica de sistemas tradicionais, por meio da análise de cinco sub-bacias de áreas relativamente pequenas, entre 20 e 47 hectares. Foram averiguadas falhas do sistema de drenagem por meio da análise do extravasamento de poços de visita e análise da vazão total escoada pelo exutório. Com base nesse cenário, foram feitas propostas de implementação de LIDs na região com vias a adequar a rede à legislação atual e aprimorar o seu funcionamento. Essas análises foram feitas em quatro cenários, com eventos de tempo de retorno igual a 1, 2, 5 e 10 anos. Verificou-se que a utilização de LIDs contribuiu para redução do volume total extravasado na região, principalmente nos eventos com tempo de retorno entre 1 e 5 anos, chegando a eliminar totalmente os eventos de extravasamento para chuva de 1 ano na sub-bacia com mais sobrecarga da rede. Para as sub-bacias com menos extravasamento, as LIDs foram capazes de eliminar esse fenômeno nas chuvas com tempo de retorno igual a 10 anos. Porém a aplicação das medidas não foi suficiente para limitar o escoamento máximo à vazão específica determinada por lei para os eventos com tempo de retorno igual a 10 anos. As LIDs chegaram a reduzir em até 63% a vazão específica. Seria necessário reduzir em até 85% para alcançar o limite determinado por lei, comprovando a importância de se utilizar outras medidas estruturais e não estruturais para manutenção dessa vazão dentro dos limites.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons