Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21941
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RafaelaMarocoPaduan.pdf2,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Turismo cinematográfico : a imagem do brasil através do cinema
Autor(es): Paduan, Rafaella Maroco
Orientador(es): Aldrigue, Natália de Sousa
Assunto: Turismo
Cinema brasileiro
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 3-Mai-2019
Referência: PADUAN, Rafaella Maroco. Turismo cinematográfico: a imagem do brasil através do cinema. 2017. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A imagem do Brasil estabelecida pelos filmes Cidade de Deus e Central do Brasil é o objeto de análise dessa pesquisa, para assim, verificar o impacto dessa no turismo e, por consequência, o potencial do país em relação ao Turismo Cinematográfico. Com isso, são objetivos do trabalho entender o que é turismo cinematográfico, identificar lugares que se tornaram referência para o segmento e analisar o potencial da indústria audiovisual brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa a partir de uma pesquisa bibliográfica onde levantamos a história e importância do cinema perante a atividade turística. Os seus resultados demonstram que a imagem retratada nessas produções cinematográficas corresponde a uma realidade brasileira negativa e pouco atrativa, consequente dos problemas sociais do Brasil. Contudo, acreditamos que através desta análise, possamos abrir os olhos para essa vertente de promoção, criando assim, obras que possam enaltecer e ajudar na prosperidade da atividade turística no nosso país.
Abstract: The image of Brazil established by the films Cidade de Deus and Central do Brasil is the object of analysis of this research, in order to verify the impact of this in tourism and, consequently, the potential of the country in relation to Cinematographic Tourism. Thereby, the objectives of the research are to understand what cinematographic tourism is, to identify places that have become reference for the segment and to analyze the potential of the Brazilian audiovisual industry. It is a qualitative research based on a bibliographical research where we approached the history and importance of the cinema towards the tourist activity. Their results demonstrate that the image portrayed in these cinematographic productions corresponds to a negative and unattractive Brazilian reality, a consequence of the social problems of Brazil. However, we believe that through this analysis, we can open our eyes to this aspect of promotion, thus creating movies that can enhance and help the prosperity of tourism in our country.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.
Aparece na Coleção:Turismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons