Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2194
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_EnderAlbertodeSousaCarvalho.pdf382,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudantes com necessidades educacionais especiais nas aulas de educação física : um contexto de inclusão ou de exclusão?
Autor(es): Carvalho, Ender Alberto de Sousa
Orientador(es): Cavalcanti, Maria Mônica Pinheiro
Assunto: Educação física
Educação inclusiva
Estudantes deficientes
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 6-Dez-2011
Referência: CARVALHO, Ender Alberto de Sousa. Estudantes com necessidades educacionais especiais nas aulas de educação física: um contexto de inclusão ou de exclusão? 2011. 59 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A presente pesquisa pretende examinar se a Educação Física, no município de Cidade Ocidental/GO, contribui ou não para o processo de inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais. Trata-se de um estudo qualitativo que se propôs a observar e a analisar a participação dos 23 estudantes com necessidades educacionais especiais nas aulas de Educação Física, do 6º ano ao 9º ano, das escolas públicas do município de Cidade Ocidental/GO. Com a pesquisa, buscou-se obter informações sobre a atuação do “professor de Educação Física” em relação à participação dos estudantes com necessidades educacionais especiais nas aulas de Educação Física para verificar se a disciplina atua como fator de inclusão ou de exclusão. Os resultados revelaram o grande despreparo dos “professores de Educação Física” que atuam no município. Evidenciou-se a ausência de conhecimentos, tanto relativos aos conteúdos da disciplina, quanto aos tipos de deficiências que os estudantes apresentavam. Ademais, observou-se, também, a falta de comprometimento e de criatividade na elaboração das atividades participativas e cooperativas, fatores responsáveis para o desenvolvimento do domínio cognitivo, social, afetivo e motor dos estudantes. Em decorrência destas características evidenciadas, conclui-se que as aulas de Educação Física contempladas neste estudo, têm desfavorecido o processo de inclusão educacional de estudantes com necessidade educacionais especiais, a partir de práticas pedagógicas excludentes e não compatíveis à perspectiva educacional inclusiva. Espera-se que a partir da mobilização dos setores educacionais competentes do município seja promovido o desenvolvimento do processo de inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais, com vistas à reflexão e implementação de práticas pedagógicas, sobretudo no âmbito da Educação Física, para o favorecimento da qualidade de vida e de aprendizagem de cada um de todos os estudantes.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons