Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21929
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RenataAbreuCerqueira.pdf440,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Nível de ansiedade em pacientes no pré-operatório imediato
Autor(es): Cerqueira, Renata Abreu
Orientador(es): Silva, Ana Lúcia da
Assunto: Cuidados pré-operatórios
Enfermagem
Data de apresentação: Dez-2017
Data de publicação: 29-Abr-2019
Referência: CERQUEIRA, Renata Abreu. Nível de ansiedade em pacientes no pré-operatório imediato. 2017. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)— Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A experiência de submeter-se a um procedimento cirúrgico pode gerar ansiedade. O diagnóstico de enfermagem de ansiedade é definido como um sentimento indefinido de desconforto, temor ou apreensão originado pela antecipação de perigo associado a resposta autonômica. Objetivos: Caracterizar a ansiedade; descrever o perfil sociodemográfico e cirúrgico; e identificar a intensidade e frequência de ansiedade em pacientes no pré-operatório imediato em um hospital de ensino. Método: Estudo descritivo, exploratório, transversal e quantitativo. A amostra foi constituída por 30 pacientes em pré-operatório imediato internados na Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário de Brasília. A coleta de dados foi realizada no período de outubro e novembro de 2017 por meio de questionário o qual contém dados sociodemográficos e cirúrgicos e o Inventário de Traço e Estado de Ansiedade (IDATE). Resultados: Participaram do estudo 30 pacientes em pré-operatório imediato. 50% eram homens e 50% mulheres, sendo a maioria entre 18 e 30 anos. A maioria da amostra possuía Ensino Superior Completo e era solteira. Houve significância estatística na associação de IDATE-Estado e IDATE-Traço com especialidade cirúrgica, grau de instrução por sexo e afirmativa “Sinto-me descansado” do IDATE. Considerações finais: O tipo de cirurgia pode interferir no nível de ansiedade do paciente em pré-operatório. Os homens com maior nível de instrução foram mais ansiosos no pré-operatório e no cotidiano. Nas mulheres, a ansiedade cotidiana aumentou em função do aumento da escolaridade. No pré-operatório e no cotidiano, as mulheres se sentiram mais cansadas em relação aos homens. Os profissionais da saúde devem dedicar maior atenção ao paciente em pré-operatório criando estratégias de abordagem e suporte a fim de compreender as suas especificidades e controlar os níveis de ansiedade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2017.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons