Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21928
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RayanneCristineMaximoFranca.pdf5,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da percepção do fluxo de atenção em um Ambulatório de Saúde Indígena em um Hospital Universitário
Autor(es): França, Rayanne Cristine Máximo
Orientador(es): Mazoni, Simone Roque
Coorientador(es): Severo, Denise Osório
Assunto: Cuidados médicos ambulatoriais
Índios - saúde
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 29-Abr-2019
Referência: FRANÇA, Rayanne Cristine Máximo. Análise da percepção do fluxo de atenção em um Ambulatório de Saúde Indígena em um Hospital Universitário. 2017. 75 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)— Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Resumo: A criação e implantação do Ambulatório de Saúde Indígena (ASI) no Hospital Universitário de Brasília (HUB), requer apoio às mudanças de modelo de atenção e de gestão, na garantia do acesso à saúde enquanto direito de todo e qualquer cidadão. A partir dessa contextualização, os produtos deste processo são essenciais para fortalecimento das ações, os profissionais como mediadores no espaço do ambulatório e as constituições de novas práticas interculturais. Objetivos: geral - Analisar a percepção dos profissionais e estudantes acerca do fluxo de atenção à um subsistema de Saúde Indígena. Específicos: Descrever o fluxo de assistência dos pacientes indígenas encaminhados pela CASAI-DF ao Hospital Universitário; Identificar, a partir da percepção dos profissionais e estudantes vinculados ao ASI, CASAI, HUB os fatores institucionais intervenientes para a constituição do fluxo de assistência aos pacientes indígenas no Hospital Universitário; Identificar, a partir da percepção dos profissionais e estudantes vinculados ao ASI, CASAI, HUB os fatores individuais intervenientes para a constituição do fluxo de assistência aos pacientes indígenas no Hospital Universitário; Apresentar as potencialidades e desafios relativos a implementação do fluxo de atenção assistencial à saúde indígena. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritivoexploratória, com abordagem qualitativa, os instrumentos de pesquisa adotados foram constituídos por: entrevistas semiestruturadas e observação participante e diário de campo. Os dados qualitativos das entrevistas e diário de campo foram analisados sob a luz da Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: apresentou a necessidade de um estabelecimento da linha de cuidado ao indígena, conhecendo o itinerário terapêutico do usuário e assim permitir pensar em seu plano terapêutico singular, ou seja, efetivar o seu processo de cuidado. Conclusão: a pesquisa pretende contribuir cada vez mais para os avanços da linha de cuidado e auxiliar na organização da rede de saúde visando à articulação entre os diversos níveis de atenção em saúde voltados para os povos indígenas, bem como para a garantia de continuidade do cuidado integral, desde as ações de promoção às de tratamento e reabilitação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2017.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons