Título: | Caracterização do nível de atividade física de profissionais de educação física atuantes em academias e escolas do Distrito Federal |
Autor(es): | Silva, Ariana Raquel Villacorta Lima, Karla Letícia Catalão |
Orientador(es): | Mezzarene, Rinaldo André |
Coorientador(es): | Mesquita, Paula Ribeiro |
Assunto: | Professores de educação física Atividade física |
Data de apresentação: | Dez-2017 |
Data de publicação: | 25-Abr-2019 |
Referência: | SILVA, Ariana Raquel Villacorta; LIMA, Karla Letícia Catalão. Caracterização do nível de atividade física de profissionais de educação física atuantes em academias e escolas do Distrito Federal. 2017. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Os professores de Educação Física dedicam-se à promoção da saúde e à capacitação da
melhora da qualidade de vida, dispondo de consciência sobre a importância da prática
regular de atividade física. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo verificar o
nível de atividade física (NAF) de profissionais de educação física, comparando professores
atuantes em academias e escolas do Distrito Federal. A amostra foi composta por 100
voluntários, sendo 50 professores (36,06 ± 7,72) atuantes em escolas e 50 professores (30,90
±5,33) atuantes em academias. Para avaliação do NAF foi utilizado o Questionário
Internacional de Atividade Física - IPAQ versão longa, que tem como base o engajamento
do indivíduo em atividades dispendidas por semana, englobando caminhada e atividades de
intensidade moderada e vigorosa. Seguindo as recomendações do IPAQ os voluntários
foram classificados em ativos (AT – aqueles que cumpriam as recomendações mínimas de
atividade física para a saúde) e insuficientemente ativos (IA – aqueles que não as
cumpriam). Os resultados foram analisados através da comparação entre grupos, utilizando o
tipo de trabalho como fator, e entre os profissionais, utilizando sexo como fator, por meio do
teste de Mann-Whitney ao nível de p 0,05. Observou-se que os grupos obtiveram
classificações semelhantes referentes ao NAF. Em sua maioria, os profissionais foram
considerados ativos, sendo 80% dos atuantes em escola e 90% dos atuantes em academias.
Quando comparados em grupos houve diferença significativa para a idade e para as
atividades como meio de deslocamento, enquanto que nas comparações entre gêneros houve
diferença significativa na idade para ambos os sexos e nas atividades de trabalho e
deslocamento para os homens. A partir dos resultados encontrados, conclui-se que os
profissionais de Educação Física do DF possuem elevados níveis de atividade física e,
embora ambos os grupos tenham a tendência a realizar frequentemente atividade física, os
profissionais atuantes em academia apresentaram uma rotina na qual é verificado um maior
nível de atividade do que os profissionais atuantes em escola. |
Abstract: | Physical Education teachers dedicate themselves to health promotion and improvement of
the quality of life, being aware about the importance of the normal practice of physical
activity. In this sense, the present study aimed to verify the physical activity level (PAL) of
physical education professionals, comparing teachers working in academies and schools in
the Federal District. The sample consisted of 100 volunteers, with 50 teachers (36.06 ± 7.72)
attending schools and 50 teachers (30.90 ± 5.33) attending academies. The long version of
the International Physical Activity Questionnaire - IPAQ was used to evaluate the PAL,
based on the individual's weekly engagement in activities, including walking and activities
of moderate and vigorous intensity. Following the advice of the IPAQ the volunteers were
classified in active acts (IA - those that do not like compliments). The results were analyzed
by comparing groups, using the type of work as a factor, and among the professionals, using
sex as a factor, was employed or Mann-Whitney test at the level of 0.05. It was observed
that the groups obtained the reference network in NAF, most of them professionals and
creatives, 80% of whom are in school and 90% of those in academies. When compared in
groups, there was a significant difference in age and in activities as a means of displacement,
while in gender there was a significant difference in age for both sexes and in work and
displacement activities for men. From the results found, it is concluded that Physical
Education professionals have high levels of physical activity and, although both groups have
a tendency to perform physical activity frequently, the professionals working in the gym
presented a routine in a greater level of activity than the professionals working in schools. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017 |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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