Título: | Televisão legislativa e sua função pública na web : o caso do Programa em Alta, da TV Senado, no YouTube |
Autor(es): | Rocha, Arícia Roberta Soares da |
Orientador(es): | Pinheiro, Elton Bruno Barbosa |
Assunto: | Linguagem audiovisual Radiodifusão YouTube (Site de vídeos) |
Data de apresentação: | Nov-2018 |
Data de publicação: | 24-Abr-2019 |
Referência: | ROCHA, Arícia Roberta Soares da. Televisão legislativa e sua função pública na web: o caso do Programa em Alta, da TV Senado, no YouTube. 2018. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho desenvolve-se na perspectiva de que o novo cenário mediatico em
que estão inseridas as televisões legislativas e seus processos comunicacionais trouxe
consigo a necessidade de atualização e reflexão-analítica sobre o modo de atuação mais
especificamente em relação ao cumprimento da missão pública – destas emissoras nas
plataformas sociodigitais contemporâneas. Nessa direção, o objeto de estudos aqui
abordado é o caso do canal da TV Senado no YouTube e o problema específico que se
apresenta é a compreensão sobre como o programete “Em Alta” que se configura nesse
contexto quanto à sua linguagem e formato audiovisual, missão pública e adequação às
peculiaridades do YouTube. O trabalho fundamenta-se em aspectos teóricos da
radiodifusão pública e legislativa, na história da TV Senado, em considerações sobre o
ambiente da chamada era post-broadcasting, nas características do Youtube e em alguns
critérios para análise/crítica da linguagem audiovisual. Metodologicamente, trata-se de
uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio da técnica do estudo de caso. Com as
reflexões realizadas, pode-se, em linhas gerais, corroborar o que pensa Castells (2013),
no sentido de que, de fato, “(...) jogar com os media requer adaptar-se à sua linguagem e
formato”, o que ainda precisa ser melhor compreendido no âmbito da TV Senado em
sua atuação no ambiente digital, de modo particular, em seu canal no YouTube. |
Abstract: | The present work develops in the perspective that the new media scenario in which the
legislative televisions are inserted and their communicational processes brought with it
the need of updating and analytical reflection on the way of acting more specifically in
relation to the accomplishment of the public mission - of these broadcasters on
contemporary sociodigital platforms. In this direction, the subject of studies discussed
here is the case of the TV channel Senado on YouTube and the specific problem that
presents itself is the understanding of how the program "In High" is configured in this
context as to its language and audiovisual format, public mission and fit the peculiarities
of YouTube. The work is based on theoretical aspects of public and legislative
broadcasting, in the history of TV Senado, on the environment of the so-called postbroadcasting era, on the characteristics of YouTube and on some criteria for analyzing /
critiquing audiovisual language. Methodologically, this is a qualitative research
developed through the technique of the case study. With the reflections carried out, one
can, in general terms, corroborate what Castells (2013) thinks, in the sense that, in fact,
"... playing with the media requires adapting to its language and format" , which still
needs to be better understood under TV Senado in its work in the digital environment,
particularly on its YouTube channel. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2018. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
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