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Título: Televisão legislativa e sua função pública na web : o caso do Programa em Alta, da TV Senado, no YouTube
Autor(es): Rocha, Arícia Roberta Soares da
Orientador(es): Pinheiro, Elton Bruno Barbosa
Assunto: Linguagem audiovisual
Radiodifusão
YouTube (Site de vídeos)
Data de apresentação: Nov-2018
Data de publicação: 24-Abr-2019
Referência: ROCHA, Arícia Roberta Soares da. Televisão legislativa e sua função pública na web: o caso do Programa em Alta, da TV Senado, no YouTube. 2018. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho desenvolve-se na perspectiva de que o novo cenário mediatico em que estão inseridas as televisões legislativas e seus processos comunicacionais trouxe consigo a necessidade de atualização e reflexão-analítica sobre o modo de atuação mais especificamente em relação ao cumprimento da missão pública – destas emissoras nas plataformas sociodigitais contemporâneas. Nessa direção, o objeto de estudos aqui abordado é o caso do canal da TV Senado no YouTube e o problema específico que se apresenta é a compreensão sobre como o programete “Em Alta” que se configura nesse contexto quanto à sua linguagem e formato audiovisual, missão pública e adequação às peculiaridades do YouTube. O trabalho fundamenta-se em aspectos teóricos da radiodifusão pública e legislativa, na história da TV Senado, em considerações sobre o ambiente da chamada era post-broadcasting, nas características do Youtube e em alguns critérios para análise/crítica da linguagem audiovisual. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio da técnica do estudo de caso. Com as reflexões realizadas, pode-se, em linhas gerais, corroborar o que pensa Castells (2013), no sentido de que, de fato, “(...) jogar com os media requer adaptar-se à sua linguagem e formato”, o que ainda precisa ser melhor compreendido no âmbito da TV Senado em sua atuação no ambiente digital, de modo particular, em seu canal no YouTube.
Abstract: The present work develops in the perspective that the new media scenario in which the legislative televisions are inserted and their communicational processes brought with it the need of updating and analytical reflection on the way of acting more specifically in relation to the accomplishment of the public mission - of these broadcasters on contemporary sociodigital platforms. In this direction, the subject of studies discussed here is the case of the TV channel Senado on YouTube and the specific problem that presents itself is the understanding of how the program "In High" is configured in this context as to its language and audiovisual format, public mission and fit the peculiarities of YouTube. The work is based on theoretical aspects of public and legislative broadcasting, in the history of TV Senado, on the environment of the so-called postbroadcasting era, on the characteristics of YouTube and on some criteria for analyzing / critiquing audiovisual language. Methodologically, this is a qualitative research developed through the technique of the case study. With the reflections carried out, one can, in general terms, corroborate what Castells (2013) thinks, in the sense that, in fact, "... playing with the media requires adapting to its language and format" , which still needs to be better understood under TV Senado in its work in the digital environment, particularly on its YouTube channel.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2018.
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