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Título: O imaginário da estante e o consumo nerd
Autor(es): Souza, Matheus Corrêa de
Orientador(es): Valente, Suelen Brandes Marques
Assunto: Consumo (Publicidade)
Nerds
Cultura popular
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 24-Abr-2019
Referência: SOUZA, Matheus Corrêa de. O imaginário da estante e o consumo nerd. 2018. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho teve o objetivo de identificar o imaginário coletivo a respeito da estante entre o público nerd e sua relação com os hábitos de consumo desse público, partindo da observação de que a exposição de itens e coleções em estantes ou prateleiras é uma prática valorizada por esse público. Como métodos, foram utilizados a pesquisa bibliográfica, um questionário quantitativo de caráter exploratório e um grupo focal elaborado a partir dos insumos coletados pelo primeiro questionário. Concluiu-se que a montagem da estante e as coleções não são vistas por esse público como uma simples prática consumista, mas sim como uma forma de construção de identidade, representação da própria bagagem cultural, expressão estética e curadoria. Também se observou um distanciamento do consumidor nerd de termos excessivamente popularizados, como as expressões nerd e geek, demonstrando forte apego ao aspecto tribal dessa subcultura.
Abstract: The objective of this work was to identify the collective imaginary about the shelf in the context of the nerd culture and its relationship to the consumption habits of the subgroup, based on the observation of the practice of exposing items and collections in shelves, stands or bookcases. The methods used were a bibliographic research, an online survey and a focus group based on its answers. It is concluded that the shelf and the collections are not perceived by the nerds as an exclusively consumerist practice, but also a means of identity construction, representation of one’s own cultural repertory, aesthetic expression and curatorship. The focus group shows resistance to words such as “nerd” or “geek” as they are perceived as excessively popularized, demonstrating a strong tribal aspect of this subculture.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propagada, 2018.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



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