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Título: Cultura infantil, mídias e práticas corporais : uma análise no contexto escolar de Brasília-DF
Autor(es): Ferreira, Márcio Costa
Orientador(es): Wiggers, Ingrid Dittrich
Assunto: Consumidores infantis
Educação de crianças
Educação física para crianças
Data de apresentação: 2-Mai-2016
Data de publicação: 18-Abr-2019
Referência: FERREIRA, Márcio Costa. Cultura infantil, mídias e práticas corporais: uma análise no contexto escolar de Brasília-DF. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: As mídias têm estabelecido novas formas de ver e de interpretar o mundo, modificando até mesmo o conceito de infância, os seus modos de brincar e de aprender, mostrando assim a importância de se entender como elas se relacionam com as práticas culturais e corporais dos alunos. O presente trabalho visa contribuir para uma pesquisa na interseção dos campos da Educação Física, infância e mídias, tendo como objetivo identificar e analisar práticas culturais e consumo de mídias entre estudantes da Educação Básica de Brasília-DF. Para isso foi realizado um processamento documental de formulários compostos por perguntas abertas e fechadas que destacam aspectos significativos das práticas culturais e consumo de mídias, como acesso a equipamentos, tipos de uso das mídias, interesses por programações ou jogos, acesso a teatro, cinema e lazer, bem como brincadeiras. Esses documentos compõem o banco de dados do Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação (IMAGEM), disponível na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa documental complementada por uma pesquisa bibliográfica sobre o tema “Práticas culturais e consumo de mídias entre crianças”. Os formulários que compõem o estudo foram aplicados em sete escolas do Distrito Federal durante o período de 2009 a 2012, sendo este o recorte temporal da pesquisa. Fizeram parte da pesquisa seis escolas públicas e uma particular. Os dados foram organizados predominantemente em forma de tabelas, mas também aparecem na pesquisa transcrições literais das falas dos sujeitos pesquisados. O estudo é composto por 142 alunos, sendo que desse total 52,8% são meninos e 47,2% são meninas e a idade varia entre sete e dezenove anos. Os resultados mostraram que a televisão é a mídia mais presente na casa dos alunos, com 100% dos sujeitos indicando tê-la em suas residências. Os dados referentes aos telefones celulares também apresentam grande relevância, pois apenas 8,6% dos alunos não possuem celular. Os dados ainda indicam uma grande participação das mídias na vida dos alunos pesquisados, uma vez que mais da metade deles recorrem a elas para ocupar o tempo livre. Já as práticas corporais apareceram como segunda opção, sendo que dessas práticas corporais, a maioria dos alunos se refere às práticas esportivas, principalmente o futebol.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
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