Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21879
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarinaGoncalvesMourao_tcc.pdf569,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os significados da prática esportiva para ex-praticantes de ginástica rítmica
Autor(es): Mourão, Marina Gonçalves
Orientador(es): Vianna, Alexandre Jackson Chan
Assunto: Esportes
Atividade física
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 18-Abr-2019
Referência: MOURÃO, Marina Gonçalves. Os significados da prática esportiva para ex-praticantes de ginástica rítmica. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O valor de se praticar um esporte consiste em entrar na opinião individual, baseada na experiência pessoal que se teve. A Ginástica Rítmica vem como a prática esportiva eleita para exemplificar uma reflexão do significado do esporte, trazendo uma variedade de conceitos e fatores que podem responder a esse trabalho. Com isso, esse trabalho se objetiva em compreender o significado da prática de GR para ex-praticantes da modalidade. A amostra consiste em 12 mulheres acima de 30 anos que já praticaram GR, todas relataram a sua vivência com a modalidade por meio de entrevista gravada e analisadas seguindo critérios da Teoria Fundamentada. Os resultados foram divididos nas categorias A e B e analisados em cima de duas variáveis. Podemos concluir que o significado de uma prática esportiva é uma resposta individualizada que depende de inúmeros fatores. A prática da GR aparece para esse grupo como um momento importante da vida que determinou escolhas futuras delas quando adultas e ajudou na formação delas como adultas, com lembranças boas e ruins que levaram essas ex-praticantes a provações, dificuldades e desafios. Torna-se necessário futuros estudos para aprofundar mais em alguns fatores específicos aqui mencionados, para procurar o significado da prática em outros esportes, ou pesquisar mais afundo a GR e suas particularidades aqui iniciadas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons