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Título: Confie no Conar : análise e desdobramentos da campanha institucional de 2017 do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Autor(es): Paiva, Carolyna de Oliveira
Orientador(es): Valente, Suelen Brandes Marques
Assunto: Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR)
Ética
Liberdade de expressão
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 18-Abr-2019
Referência: PAIVA, Carolyna de Oliveira. Confie no Conar: análise e desdobramentos da campanha institucional de 2017 do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. 2018. 110 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a relação do Conselho Nacional De Autorregulamentação Publicitária (Conar) com a sociedade civil, no papel de representá-la e defendê-la frente ao mercado publicitário. Por meio da Campanha Institucional de 2017, que chegou a ser julgada pelo próprio órgão, foi avaliada a reação dos internautas, dos veículos de notícias e dos relatores do caso, observando como a instituição tem se posicionado em relação a debates crescentes, valendo do seu papel de órgão autorregulador e um dos responsáveis por zelar pela ética na publicidade. Para fundamentar o estudo, foi pesquisada a história, estrutura e a função da instituição, com ênfase na presença da sociedade civil dentro do órgão. Também foi observada a linguagem usada pela entidade para defender os pontos de vista particulares, como a garantia da liberdade de expressão e o uso do humor em criações publicitarias. Concluiu-se, por meio desses estudos, que a maior parte dos usuários reprovou a campanha nas redes sociais e que há falhas na expressão da sociedade civil no Conar, apontando certa fragilidade do órgão em representar a população em detrimento dos interesses comerciais.
Abstract: This research seeks to analyze the relationship of National Council of Self-Regulatory Advertising with civil society, in the role of representing and defending it in relation to the advertising market. Through the Institutional Campaign of 2017, which came to be judged by itself, we will evaluate the reaction of the netizens, the vehicles and the rapporteurs of the case, observing what is the institution's position about increasing debates, using its role of self-regulating and being one of the responsible for watching over advertising ethics. To support the study, the history, structure and function of the institution will be investigated, with emphasis on the presence of civil society in the organization. We will also observe the language used by the entity to introduce itself to the population and defend his particular points of view, such as guaranteeing freedom of expression and the use of humor in advertising creations.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2018.
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