Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21874
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DavidAlimandroCorrêa_tcc.pdf1,83 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Lei vesus mídia a cobertura jornalística da medida provisória 746
Autor(es): Corrêa, David Alimandro
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Linguagem jurídica
Mídia
Hermenêutica (Direito)
Data de apresentação: 31-Out-2017
Data de publicação: 18-Abr-2019
Referência: CORRÊA, David Alimandro. Lei vesus mídia a cobertura jornalística da medida provisória 746. 2017. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)— Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo trata da relação entre mídia e a linguagem jurídica empregada na legislação brasileira, buscando analisar como se deu a cobertura de dois dos principais portais de notícia do brasil, um pertencente a uma empresa pública e outro a uma corporação privada, acerca da Medida Provisória 746 (apelidada de Lei do Novo Ensino Médio), que dividiu opiniões e gerou polêmica na sociedade e na mídia. O problema de pesquisa dessa forma, gira em torno da busca pela descrição e compreensão dos possíveis erros de cobertura jornalística cometidos pelos sites de notícias G1 e Agência Brasil, além do apontamento, se possível, de mecanismos para diminuir ou até mesmo erradicar tais erros. Nesse sentido, se construíram como objetivos desse estudo a realização de uma análise comparativa acerca da cobertura jornalística em relação à medida provisória 746, através da criação de um documento que traduza e organize de forma didática as informações contidas na medida provisória para posterior comparação com as matérias jornalísticas que versem sobre a referida medida e a posterior análise dos resultados e levantamento de hipóteses e indicação de conclusões. O estudo de casa utiliza de duas metodologias de análise, sendo a hermenêutica jurídica o método utilizado para a análise da lei e a análise de conteúdo o método utilizado para a análise das matérias jornalísticas. Em síntese, o trabalho conclui que existem evidências que possivelmente um dos motivos principais dos erros jornalísticos relativos à temas jurídicos se deve à falta de capacitação dos profissionais da área de comunicação para compreender e conseguir traduzir de forma fidedigna os conteúdos dos textos normativo-legais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, habilitação em Comunicação Organizacional, 2017.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons