Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2186
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SelmaRosadaSilva.pdf329,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Alfabetização e letramento : a realidade de uma escola pública em Goiânia sob a ótica da inclusão
Autor(es): Silva, Selma Rosa da
Orientador(es): Ramos, Patrícia C. Campos
Assunto: Estudantes deficientes
Educação inclusiva
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 2-Dez-2011
Referência: SILVA, Selma Rosa da. Alfabetização e letramento: a realidade de uma escola pública em Goiânia sob a ótica da inclusão. 2011. 59 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A alfabetização e o letramento de alunos com necessidades educacionais especiais exigem mudanças inevitáveis nas práticas e nos paradigmas educacionais. Driblar os entraves advindos da falta de recursos para atender ao que pressupõem as medidas inclusivas é missão urgente, que exige do educador uma proposta voltada para a realidade do educando, contemplando a participação da família e da escola como um todo. Ainda que seja uma gota num oceano de dúvidas, este estudo bibliográfico e empírico de casos múltiplos mostra o que ocorre em uma escola pública de Goiânia/GO, o que pode ser um caminho para o sucesso das práticas inclusivas. Participaram deste estudo dois alunos NEEs, duas professoras, a coordenadora pedagógica, a diretora da instituição e as mães dos educandos, que responderam entrevistas e questionários, e oportunizaram concluir que a inclusão escolar não só é possível como, também, requer práticas diferenciadas, podendo favorecer a aprendizagem de todos os estudantes com defasagens na aprendizagem. Tais práticas requerem, muitas vezes, apenas mudanças nas formas de ver e aceitar a educação, como ponto de partida, para romper com a discriminação e promover a inserção social do cidadão. Através de uma proposta políticopedagógica que contemple os ANEES, articule a participação das famílias e da comunidade escolar e, sobretudo num trabalho contínuo para a recuperação da credibilidade, o educador pode alcançar o sucesso com a inclusão. Embora seja um tema recorrente, e até mesmo por isto, espera-se que essa pesquisa possa contribuir com educadores/pesquisadores para o aprimoramento da compreensão teórica e prática a respeito da alfabetização e do letramento, na promoção da inclusão escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons