Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21850
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LeticiaReisNunes_tcc.pdf2,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Vai malandra : o checkmate da Anitta
Autor(es): Nunes, Letícia Reis
Orientador(es): Santos, Sérgio Ribeiro de Aguiar
Assunto: Cultura popular
Funk (Música)
Videoclipe musical
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 16-Abr-2019
Referência: NUNES, Letícia Reis. Vai malandra: o checkmate da Anitta. 2018. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: As formas de difusão de culturas sempre encontram meios de se reinventar. É o caso do que acontece hoje com a cultura pop, mais especificamente com o mercado fonográfico pop: a difusão de produtos musicais, apenas, não é mais suficiente para o consumo do público. Cada vez mais, então, os artistas se renovam e se utilizam de instrumentos audiovisuais em suas performances. O videoclipe, desde seu início e sua trajetória na emissora Music Television, ou MTV, tem sido utilizado de diversas formas por artistas da cultura pop. É nesse contexto que se insere a cantora Anitta. A artista explorou, assim como têm feito diversos intérpretes internacionais, os caminhos que o audiovisual abre ao mercado fonográfico. Por meio de videoclipes, a funkeira lançou os singles de seu projeto, CheckMate, e conseguiu se içar, de intérprete de um gênero desvalorizado como o funk carioca, a diva pop, propagadora da cultura nacional
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2018.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.