Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2185
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_VaniaMariaTortelliPrestes.pdf380,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão de alunos com deficiência múltipla em sala de ensino regular
Autor(es): Prestes, Vânia Maria da Silva Tortelli
Orientador(es): Mundim, Elisângela Duarte Almeida
Assunto: Educação inclusiva
Inclusão social
Estudantes deficientes
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 2-Dez-2011
Referência: PRESTES, Vânia Maria da Silva Tortelli. A inclusão de alunos com deficiência múltipla em sala de ensino regular. 2011. 59 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho de pesquisa investigou como ocorre a inclusão de alunos com deficiência múltipla no ensino regular, a dificuldade que os familiares e profissionais da educação enfrentam, no dia a dia ao lidarem com estas crianças que foram inclusas na rede regular de ensino. O trabalho inicia-se com a exposição do histórico de como eram vistas e tratadas às pessoas deficientes, conceituação de Deficiência Múltipla e suas possíveis causas, e, alguns pontos relevantes baseados em bibliografia sobre o tema. Num outro momento, relato a observação da problemática da própria criança que tem esta deficiência, no que se refere a comportamentos, avanços e dificuldades de adaptação e de aprendizagem por esta apresentadas, e, vividos também por seus familiares e docentes. Para finalizar procuramos conhecer e compreender melhor esse quadro pedagógico, que está presente em nossas salas de aula, que por inúmeras vezes, traz consigo situações muito difíceis de serem enfrentadas, limitações físicas, humanas, pedagógicas e até mesmo estruturais, a falta de apoio em todos os sentidos para que este tipo de inclusão ocorra com sucesso, o que faz com que em muitos casos resulte na exclusão do aluno, mesmo estando matriculado e freqüentando as aulas em sala regular de ensino. Utilizei-me da pesquisa qualitativa para fazer o apontamento sobre como ocorre o processo de inclusão, observando dois alunos inclusos em escola regular, entrevistei docentes e pais, além da pesquisa bibliográfica sobre o tema, feita através da leitura de diversos autores que escreveram sobre o assunto em questão.
Informações adicionais: Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons