Título: | Erotismo e adaptação literária para o cinema : de Guy de Maupassant a Max Ophüls |
Autor(es): | Campelo, Thiago Guimarães |
Orientador(es): | Martins, Pablo Gonçalo Pires de Campos |
Assunto: | Erotismo na literatura Contos franceses Adaptações para o cinema |
Data de apresentação: | Jun-2018 |
Data de publicação: | 16-Abr-2019 |
Referência: | CAMPELO, Thiago Guimarães. Erotismo e adaptação literária para o cinema: de Guy de Maupassant a Max Ophüls. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo proporcionar uma reflexão a respeito do
erotismo como manifestação humana presente na literatura e no cinema por meio de seus
artifícios formais, tais como elementos da linguagem cinematográfica e do fazer literário.
Através de levantamento teórico sobre a adaptação, busca-se entender as relações e
afastamentos entre texto e imagem, bem como, através da capacidade de transcodificação
apontado pela teoria da adaptação, pretende-se demonstrar como o conceito de erotismo
se configura na passagem do texto literário para o filme. Por fim, analisa-se três contos
de Guy de Maupassant sobre a ótica do erotismo, Le masque (1889), Le modele (1883),
La Maison Tellier (1881) e como eles foram transpostos para o cinema através do filme
Le plaisir (1952), de Max Ophüls. |
Résumé: | Le but de ce mémoire de fin de cours est de proposer une réfléxion sur
l'érotisme comme manifestation humaine présente dans la littérature et dans le cinéma par
leurs procédures, comme les éléments du langage cinématographique et celui de la
littérature. À partir d'un sondage d'études théoriques sur l'adaptation on tente de
comprendre les rélations et les éloignements entre texte et image, aussi comme à partir de
la capacité de transcodage indiquée par la théorie de la l'adaptation, on souhaite montrer
comment le concept d'érotisme se présente dans le passage du texte littéraire au film.
Finalement, on analyse trois contes de Guy de Maupassant sur le point de vue de
l'érotisme, La masque (1889), Le modèle (1883), La Maison Tellier (1881), ainsi comme
leurs rapports de transposition au cinéma dans le film Le plaisir (1952) de Max Ophüls. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2018. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
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