Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2183
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SoniaraMarquesFragaLucas.pdf628,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão de deficientes visuais na educação física de uma escola municipal de Anápolis-GO
Autor(es): Lucas, Soniara Marques Fraga
Orientador(es): Ramos, Patrícia C. Campos
Assunto: Crianças com deficiência - educação física
Educação inclusiva
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 2-Dez-2011
Referência: LUCAS, Soniara Marques Fraga. A inclusão de deficientes visuais na educação física de uma escola municipal de Anápolis-GO. 2011. 67 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Anápolis, 2011.
Resumo: A pessoa com deficiência visual, como todas as outras que possuem necessidades especiais, está, a cada dia, conquistando espaços que, em outros momentos, parecia algo impossível. A pesquisa segue: (a) linha bibliográfica, com base em estudos de autores como Raposo e Carvalho (2005), Bruno (2006) e Winckler (2004) e (b) trabalho de campo, em que foi utilizado como instrumento o questionário, que foi respondido pelos participantes: professora de Educação Física, mãe da aluna com deficiência visual e aluna. Posteriormente, os resultados foram analisados qualitativamente, fazendo-se um levantamento das principais questões. O objetivo do presente estudo é apresentar esclarecimentos quanto à inserção de alunos com necessidades educacionais especiais, que apresentam deficiências visuais, nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Anápolis, GO. O assunto tratado ao longo deste é justificável, pois, a questão da inclusão é preponderante e muito discutida em diversas camadas sociais. A atividade física, por sua vez, pode ser considerada um elemento relevante na questão do deficiente visual que, por sua deficiência, se priva de alguns estímulos. A partir da consecução do presente estudo, observou-se que dificuldades existem, principalmente, em termos de adequação de material, mas, com paciência e perseverança, tanto do profissional envolvido – no caso, o professor de Educação Física - como do aluno incluso e de sua família, entre outras pessoas e profissionais, muito pode ser feito e conquistado. Em se tratando da inclusão escolar de alunos com deficiências visuais, observa-se a necessidade de mais estudos, que demonstrem que não há limites que não possam ser superados bastando, para tanto, que se tenham recursos e desejo de mudanças, e permitindo, assim, a superação de qualquer obstáculo quanto à inclusão no meio educacional. Espera-se, com a conclusão deste, que o mesmo sirva como mais uma fonte de pesquisa para outros estudos sobre o tema.
Informações adicionais: Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons