Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21829
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucasRodriguesOliveira_tcc.pdf491,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Metodologias de ensino conhecidas e adotadas por professores de educação física do GDF
Autor(es): Oliveira, Lucas Rodrigues
Orientador(es): Costa, Felipe Rodrigues da
Assunto: Professores de educação física
Educação física escolar
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 16-Abr-2019
Referência: OLIVEIRA, Lucas Rodrigues. Metodologias de ensino conhecidas e adotadas por professores de educação física do GDF. 2017. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Uma metodologia de ensino é formulada para guiar o professor que a utiliza a alcançar seus objetivos. Na Educação Física escolar diversas metodologias já foram criadas, como visto em trabalhos de Palafox e Nazari (2007) e Coutinho e Silva (2009) .Objetivo: verificar quais as metodologias de ensino conhecidas e utilizadas por professores de Educação Física da Secretaria de Ensino do GDF e tentar relacionar os dados obtidos com as pesquisas desenvolvidas simultaneamente a essa no Laboratório de Análise do Desempenho Esportivo (LADESP) que tratam sobre os conhecimento didático do professor de Educação Física do GDF. Metodologia: foi aplicado um roteiro de entrevistas a uma amostra de 17 professores, essa amostra foi extraída de uma população de 62 professores inseridos em 50 escolas públicas do GDF, na Regional de Ensino do Plano Piloto/Cruzeiro. Análise e discussão dos dados: poucos professores mostraram ter conhecimento sobre metodologias de ensino para a Educação Física Escolar. Dos 13 professores entrevistados, 5 souberam citar alguma metodologia de ensino. Quando relacionado ao relato sobre a qualidade da formação acadêmica dos professores entrevistados enxerga-se uma relação com as respostas sobre o conhecimento metodológico, na qual  75% dos professores, do grupo que soube citar alguma metodologia, relatou que sua formação acadêmica foi de extrema importância. Já no grupo que relatou que teve uma formação acadêmica ruim, apenas  14% souberam citar alguma metodologia de ensino. Conclusão: o conhecimento metológico dos professores de Educação Física se mostrou muito baixo através dos dados levantados, assim como o número de professores que soube citar alguma metodologia. A importância da formação profissional parece ser determinante para que o professor possua um melhor conhecimento metodológico e, por fim, há a necessidade do desenvolvimento dessa pesquisa, feito de forma longitudinal/observacional para que dados mais fidedignos possam ser obtidos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons