Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/21827
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucasDeAlmeidaOliveira_tcc.pdf274,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de documentos norteadores à prática pedagógica de educação física do governo do Distrito Federal
Autor(es): Oliveira, Lucas de Almeida
Orientador(es): Costa, Felipe Rodrigues da
Assunto: Exercícios físicos
Educação física escolar
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 16-Abr-2019
Referência: OLIVEIRA, Lucas de Almeida. Análise de documentos norteadores à prática pedagógica de educação física do governo do Distrito Federal. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O estudo teve por objetivo realizar uma análise documental do Currículo em Movimento da Secretaria de Educação do Distrito Federal e buscou analisar o conhecimento dos regentes a cerca desse documento. A Metodologia do estudo consistiu na análise dos livros do Documento Oficial (Currículo em Movimento) e possui uma amostra de 12 regentes de 7 escolas da Regional Plano Piloto/Cruzeiro que foram sorteadas de maneira aleatória, sendo que os professores participaram de entrevista gravada com base em um questionário de 21 perguntas sobre o conhecimento didático dos professores de Educação Física. Os resultados da pesquisa mostraram que o Currículo Movimento não apresenta algo direcionado e específico no Ensino infantil e Fundamental - Anos iniciais, e já para o Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio apresenta objetivos e conteúdos amplos, porém mais direcionados. A maior parte dos professores entrevistados não apresentou um bom conhecimento desse documento norteador. Concluiu-se que o documento oficial pode não ser um parâmetro norteador eficiente para o Ensino Infantil e Fundamental – Anos Iniciais, e que mostrou um campo amplo de objetivos e conteúdos para o Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. A falta de coerência dos objetivos e conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física com o Currículo em Movimento mostrou que devido a falta de comprometimento e alinhamento da equipe o documento acaba não sendo muito bem implementado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons