Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21824
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BrunaOliveiraDantas_tcc.pdf6,85 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação de geotecnologias (Gnss, Lidar e Vant) para estudo de drenagem e sedimentos : estudo de caso da bacia de detenção do Guará – DF
Autor(es): Dantas, Bruna Oliveira
Orientador(es): Koide, Sérgio
Coorientador(es): Roig, Henrique Llacer
Assunto: Sedimentos (Geologia)
Data de apresentação: Jan-2019
Data de publicação: 15-Abr-2019
Referência: DANTAS, Bruna Oliveira. Aplicação de geotecnologias (GNSS, LiDAR e VANT) para estudo de drenagem e sedimentos: estudo de caso da bacia de detenção do Guará – DF. 2019. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Os processos de urbanização, em decorrência do crescimento populacional das cidades, enfrentam o desafio de conviver com as águas pluviais nesse ambiente. A implantação de áreas impermeáveis e consequente aumento do escoamento superficial reforçam a necessidade de estruturas que não só sejam capazes de lidar com a problemática localmente, mas que se preocupem em não transferir impactos para jusante. Dentre as iniciativas de drenagem sustentável enquadram-se as bacias de detenção, estruturas de macrodrenagem empregadas para redução dos impactos dos picos de vazão e que atuam possibilitando a melhoria qualitativa das águas provenientes das redes de drenagem. Essas águas apresentam sedimentos de diferentes granulometrias, que acumulam-se no fundo da bacia de detenção. O monitoramento da dinâmica desse material, nessas estruturas, permite uma maior compreensão de seu funcionamento e determinação de medidas cabíveis para melhoria dos processos. Este estudo aborda, de forma interdisciplinar, a aplicação de geotecnologias em uma bacia de detenção localizada no Parque Ezechias Heringer, na Região Administrativa (RA) X, Guará, Brasília - DF. Com o emprego de ferramentas geotecnológicas (GNSS, VANT e LiDAR) foram realizados levantamento topográfico e produção de Modelos Digitais de Terreno para representação quantitativa dos sedimentos acumulados na bacia. Foram obtidas coordenadas de perfis topográficos para as três técnicas e a tecnologia GNSS foi também implementada na obtenção de coordenadas dos pontos de controle e verificação utilizados no processamento dos dados obtidos por VANT. O GSD alcançado no voo foi de 2,6 cm. O processamento do voo teve como produto o MDT que foi comparado ao gerado com dados LiDAR e permitiu a determinação da relação cota-área-volume da área de estudo. Os resultados mostram que, considerando como padrão o MDT obtido por LiDAR, o uso de VANT é capaz de expressar a variação altimétrica do terreno. Entretanto, faz-se necessária a aplicação de técnicas de refinamento da nuvem de pontos para discriminação entre solo e áreas de vegetação densa. A variação na quantidade de pontos de controle, apresentada em três casos, ressalta a importância desses elementos na acurácia em estudos com enfoque na precisão altimétrica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons