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2018_MuriloDeCarvalhoMarques_tcc.pdf7 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorContreras Pineda, Francisco Javier-
dc.contributor.authorMarques, Murilo de Carvalho-
dc.identifier.citationMARQUES, Murilo de Carvalho. Proposta de modelo de consumo de combustível nos sistemas de coleta dos resíduos sólidos urbanos: estudo de caso no Distrito Federal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA geração de resíduos sólidos no Brasil tem sofrido aumentos anuais significativos, crescendo mais do que a população do país. Em 2016, foram gerados 78,3 milhões de toneladas de resíduos, deste total, 91% dos resíduos foram coletados. A coleta é realizada por caminhões movidos a óleo diesel com carrocerias sem compactação ou com carrocerias compactadoras, responsáveis por emitir diversos poluentes atmosféricos, como o CO2, N2O, CH4, NOX, CO e Material Particulado, que podem causar danos à vegetação e a colheita, desencadear chuvas ácidas, contaminar o solo e a água e provocar doenças respiratórias e cardiovasculares em curto prazo, e em longo prazo, contribuir para a intensificação do efeito estufa e do aquecimento global. Este projeto de conclusão de curso tem como objetivo analisar a contribuição de poluentes atmosféricos (gases de efeito estufa e poluentes locais) gerados pela coleta de resíduos sólidos urbanos através do consumo de combustível. Sendo gerados ao final do trabalho, modelos capazes de estimar o consumo de combustíveis a partir das distâncias percorridas, peso transportado, tempo em movimento, tempo parado e tempo total gasto com a coleta.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLixo - eliminaçãopt_BR
dc.subject.keywordPoluiçãopt_BR
dc.titleProposta de modelo de consumo de combustível nos sistemas de coleta dos resíduos sólidos urbanos : estudo de caso no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-04-15T14:07:44Z-
dc.date.available2019-04-15T14:07:44Z-
dc.date.submitted2018-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21823-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoGomes, Paulo Celso dos Reis-
dc.description.abstract1Solid waste generation in Brazil has experienced significant annual increases, growing more than the country's population. In 2016, 78.3 million tons of waste were generated, of this total, 91% of the waste was collected. The collection is carried out by heavy-duty diesel vehicles, responsible for emitting various atmospheric pollutants such as CO2, N2O, CH4, NOX, CO and Particulate Material, which can cause damage to the vegetation and the harvest, triggering acid rain, contaminating soil and water, and causing respiratory and cardiovascular diseases in the short term, and in the long term, contribute to the intensification of the greenhouse effect and global warming. This graduation final project aims to analyze the contribution of atmospheric pollutants generated by the collection of municipal solid waste through fuel consumption. At the end of the study, models capable of estimating fuel consumption based on distances traveled, transported weight, time in motion, stopped time and total time spent collecting were generatedpt_BR
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