Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21819
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucasVieiraMorais_tcc.pdf181,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dupla jornada do atleta-estudante e seus desafios no brasil e em algumas nações da União Europeia
Autor(es): Morais, Lucas Vieira
Orientador(es): Azevêdo, Paulo Henrique
Assunto: Estudantes universitários
Atletas
Esportes universitários
Data de apresentação: Dez-2017
Data de publicação: 15-Abr-2019
Referência: MORAIS, Lucas Vieira. Dupla jornada do atleta-estudante e seus desafios no Brasil e em algumas nações da União Europeia. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, 2017.
Resumo: O processo de desenvolvimento tecnológico está cada vez mais intenso, os processos empresariais cada vez mais rápidos, as exigências do mercado cada vez maiores e as pessoas cada vez mais sem tempo. Nessa conjuntura de sociedade, a vida do atleta-estudante se situa externamente a um quadro de simples adequação, pois tem a árdua tarefa de conciliar o treinamento esportivo e os estudos, sem contar com as outras atividades do seu dia-a-dia. O objetivo desse estudo foi averiguar quais os principais desafios e motivações, além da importância da tarefa de ter que conciliar as atividades inerentes ao papel de atleta e de estudante, ao longo da Educação básica e do Ensino superior, no Brasil e em alguns países da União Europeia. Foi um artigo de revisão narrativa, com coleta de dados por meio de levantamento documental e bibliográfico. Os resultados indicam que a organização do tempo é primordial para que os jovens consigam bons resultados esportivos e acadêmicos, sendo necessário para isso, a flexibilidade dos centros educacionais e dos centros de treinamento, além de ser extremamente benéfica um auxílio profissional especializado, como é sugerido por Wyllemann, Lavallee e Alfermann (1999).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons