Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21816
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LeandroMartinsLira_tcc.pdf634,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Flexibilização educacional e transtorno do espectro autista : um estudo de caso
Autor(es): Lira, Leandro Martins
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Mediação pedagógica
Natação
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 15-Abr-2019
Referência: LIRA, Leandro Martins. Flexibilização educacional e transtorno do espectro autista: um estudo de caso. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho foi realizado no projeto de extensão de natação para pessoas com deficiência da Universidade de Brasília. O projeto oferece momentos de interação e intervenção entre alunos do curso de Educação Física e pessoas com deficiência inscritas no projeto. O tema deste trabalho se situa na linha de pesquisa sobre Diferenciação Curricular, que tem o compromisso de estudar adequações educacionais que garantam o acesso de todos à educação, independente de suas diferenças. O termo Flexibilização Curricular foi utilizado para descrever o processo dinâmico que envolver educador e educando(s) em torno da construção de uma atividade educativa capaz de criar experiências sociais significativas que contribuam para o sucesso da aprendizagem e para a promoção do desenvolvimento humano.O estudo pode ser definido como de caráter exploratório e qualitativo. Trata-se, também, de uma pesquisa pedagógica, quando o pesquisador analisa sua própria ação educativa. A discussão da situação do problema recorreu à teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) e ao modelo heurístico do Ciclo de Mediação para construir uma compreensão das dificuldades encontradas e, principalmente, quais eram as possíveis soluções e estratégias adequadas para a mediação do professor. Concluiu-se, então, diante da discussão de uma série de estratégias de ensino alternativas, que o professor tem total condição para enfrentar o sucesso ou insucesso da sua abordagem didática, de forma a investir na reflexão contínua sobre sua ação educativa, para garantir a inclusão de todos os educandos a uma aprendizagem efetivada em suas aulas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons