Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/2181
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MichelleCristinadeMendoncaCarvalhoDamaso.pdf835,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As barreiras arquitetônicas como entraves na inclusão de alunos com deficiência física
Autor(es): Damaso, Michelle Cristina de Mendonça Carvalho
Orientador(es): Vasconcelos, Riane Natália Soares
Assunto: Acessibilidade
Deficientes físicos
Educação inclusiva
Inclusão social
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 2-Dez-2011
Referência: DAMASO, Michelle Cristina de Mendonça Carvalho. As barreiras arquitetônicas como entraves na inclusão de alunos com deficiência física. 2011. 52 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública municipal com a finalidade de descobrir como as barreiras arquitetônicas interferem na inclusão de alunos com deficiência física. Para tanto foi feita uma prévia pesquisa bibliográfica sobre o tema a fim de fornecer embasamento teórico á pesquisa de campo realizada posteriormente. Nele estão contidas informações acerca da deficiência física, além da Inclusão como um processo necessário à uma educação de qualidade; apresenta também a questão da acessibilidade como um direito do indivíduo enquanto cidadão.O objetivo central do trabalho é investigar a importância da acessibilidade arquitetônica para a inclusão de alunos com deficiência física.Para tanto utilizou-se a metodologia qualitativa, desenvolvida através de entrevistas aplicadas à duas professoras da escola campo e à mãe da aluna alvo da pesquisa. Após a coleta e análise dos resultados obtidos constatou-se que as barreiras arquitetônicas prejudicam de forma significativa a inclusão escolar de alunos com deficiência física.
Informações adicionais: Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons