Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2180
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdf577,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá
Autor(es): Silveira, Arildo Louzano da
Orientador(es): Vieira, Vanauey Ferreira
Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Spezia, Domingos Sávio
Assunto: Planejamento estratégico
Marketing - planejamento
Data de apresentação: 9-Abr-2011
Data de publicação: 2-Dez-2011
Referência: SILVEIRA, Arildo Louzano da. Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá. 2011. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Tarauacá foi fundada em 1907, sua população total é de 35.058 habitantes; Contribuem para o movimento da economia os ramos de agricultura, pecuária, pesca e extrativismo de borracha, madeira, e frutas. Há indústrias de móveis, cerâmicas, artefatos de cimento, moagem e torrefação de café, sendo prevista para este primeiro semestre de 2011 a instalação de uma indústria de compensados de madeira. Conta com serviços de navegação e tem uma boa infra-estrutura para turismo. Durante o período chuvoso, o município fica isolado da capital via terrestre, por causa das precárias condições da BR-364, que só deve estar totalmente pavimentada no final do ano de 2011. O Objetivo Geral deste estudo foi verificar o grau de conhecimento e de utilização das ferramentas "4Ps" de marketing nas empresas de comércio varejista, da área central da cidade de Tarauacá. A Cidade tem muito espaço para desenvolver-se economicamente; as novas oportunidades e ameaças a serem geradas pela conclusão da pavimentação da BR 364 exigem uma postura profissional por parte dos empresários do ramo de comércio varejista, seja para crescerem com o mercado, seja para se defenderem de novos concorrentes. A população pesquisada foi escolhida por conter a maior concentração de estabelecimentos comerciais do município. A coleta de dados se deu nos meses de fevereiro e março de 2011. Verificou-se que apenas 10% das empresas pesquisadas apresentam evidências de planejamento alinhado aos 4 Ps e que somente 16% dos entrevistados escolheram a melhor definição de marketing, indicando que, em geral, não há uma prática planejada dos componentes do composto 4 Ps. Recomenda-se um estudo mais aprofundado e um programa de divulgação e treinamento em Marketing, para que o mercado de Tarauacá possa ser mais bem explorado e assim garantir um desenvolvimento econômico e social mais favorável à população.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons