Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21792
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AmandaReginaRodriguesSoeiraMedeiros_tcc.pdf934,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Racismo e injúria racial no futebol brasileiro : um olhar sobre o impacto da informação no esporte
Autor(es): Medeiros, Amanda Regina Rodrigues Soeira
Orientador(es): Azevêdo, Paulo Henrique
Assunto: Discriminação racial
Jogadores de futebol
Atletas negros
Racismo
Data de apresentação: Jul-2017
Data de publicação: 11-Abr-2019
Referência: MEDEIROS, Amanda Regina Rodrigues Soeira. Racismo e injúria racial no futebol brasileiro: um olhar sobre o impacto da informação no esporte. 2017. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Com a chegada do esporte durante o século XIX com os imigrantes que desembarcaram aqui, ao título de modalidade mais praticada e favorita, o futebol tornou-se um forte e relevante elemento da cultura nacional e, portanto, integrante da “identidade brasileira”. Mesmo que a duras penas, o futebol é um dos principais caminhos que o negro tem para ascensão social. Mas ter sucesso no esporte, não garante estar isento dos atos preconceituosos. Não se assume no Brasil o racismo existente, o que torna normal as atitudes preconceituosas. O objetivo geral foi analisar a relevância e importância dos casos de racismo e injúria racial ocorridos entre janeiro de 2014 a dezembro de 2016, com o envolvimento de atletas brasileiros de futebol ou árbitros (profissionais) em jogos ou campeonatos nacionais. Foi um estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo, com coleta de dados por meio de levantamento documental e bibliográfico. A pesquisa foi construída através de análise de alguns sites de jornalismo esportivo e a amostra foi de 52 casos. Constatou-se que a falta de punição inibe as denúncias pelos atletas, o que favorece e fortalece comportamentos preconceituosos e racistas. Meramente a divulgação não impactará na informação esportiva, sendo necessária mudança de paradigmas, com construção e disseminação coerente e constante dos conceitos e das consequências do racismo e da injúria racial.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.