Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21762
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GustavoDaSilvaSouza_tcc.pdf1,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Grau de conhecimento de alunos do ensino fundamental de escolas públicas do Distrito Federal sobre diabetes, alimentação e atividade física
Autor(es): Souza, Gustavo da Silva e
Orientador(es): Dullius, Jane
Assunto: Atividade física
Hábitos alimentares
Exercícios físicos
Data de apresentação: 28-Nov-2017
Data de publicação: 8-Abr-2019
Referência: SOUZA, Gustavo da Silva e. Grau de conhecimento de alunos do ensino fundamental de escolas públicas do Distrito Federal sobre diabetes, alimentação e atividade física. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, 2017.
Resumo: Com o crescente número de casos de diabetes mellitus, sendo a alimentação inadequada e a falta de atividade física fatores interferentes para o desenvolvimento do tipo 2, o objetivo do presente estudo foi verificar o grau de conhecimento de alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino do Distrito Federal acerca da diabetes, além verificar os seus hábitos alimentares e prática de atividades físicas. Métodos: 110 alunos da rede pública de ensino de Ceilândia e Planaltina no Distrito Federal, sendo 61 meninos e 49 meninas, com média de idade 14 anos, responderam um questionário composto por 11 questões discursivas sobre diabetes, alimentação e atividade física. Resultados: Dentre os resultados destacam-se: 93% dos alunos não conhecem os sintomas do Diabetes (59% não responderam e 32% responderam incorretamente); 36% possuem familiar(es) diabético(s); 32% não tomam café da manhã; 95% não comem frutas regularmente; 40% não consideram sua alimentação saudável; 47% não praticam atividade física (sendo 72% meninas). Conclusão: Apesar de muitos terem familiares com diabetes, os alunos possuem conhecimento superficial sobre a doença e não conhecem sobre os sintomas. Quanto à alimentação, grande parte dos alunos não possuem uma alimentação adequada. E quase metade deles não praticam atividade física. Tais resultados podem indicar predisposição aumentada para o desenvolvimento de DM 2. Assim sendo, faz-se necessária a intervenção do professor de educação física como agente de educação em saúde na escola.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons