Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21756
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_HudsonDeSenaCorrea_tcc.pdf1,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas de esporte educacional no DF : estudo sobre a relação entre os jogos escolares e as aulas de educação física escolar
Autor(es): Corrêa, Hudson de Sena
Orientador(es): Athayde, Pedro Fernando Avalone
Assunto: Educação física escolar
Esportes e educação
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 5-Abr-2019
Referência: CORRÊA, Hudson de Sena. Políticas de esporte educacional no DF: estudo sobre a relação entre os jogos escolares e as aulas de educação física escolar. 2017. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho buscou saber se o esporte competição presente nos Jogos Escolares do DF influencia o planejamento pedagógico e o conteúdo esportivo desenvolvido nas aulas de Educação Física Escolares, relacionando os próprios Jogos Escolares com as aulas de Educação Física Escolar. A relação buscou responder algumas questões norteadoras, tais como: Os Jogos Escolares influenciam nas modalidades esportivas preferidas pelos alunos e escolhidas pelos professores; e Contribuem para a não inserção de outros esportes nas escolas. Para tal, foram entrevistados quatro professores de Educação da Regional de Ensino do Recanto das Emas, além do coordenador dos Jogos da cidade, e vinte e sete alunos das séries finais do Ensino Fundamental da Região Administrativa XV responderam ao questionário. Notou-se que o estímulo à competição ainda é eixo norteador tanto das aulas de Educação Física Escolares quanto dos Jogos Escolares, porém, é notório, tanto com as informações obtidas, quanto com a própria história da Educação Física, que esse paradigma aos poucos vem mudando, pois o conteúdo da cultural corporal está cada vez mais amplo, trazendo, por parte dos alunos, curiosidades e anseios para além do contéudo esportivo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons