Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21751
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_IzabelleDiasSilva_tcc.pdf440,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A Base Nacional Comum Curricular e a educação infantil : desafios e possibilidades do currículo escolar
Autor(es): Silva, Izabelle Dias
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Educação de crianças
Currículo escolar
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 5-Abr-2019
Referência: SILVA, Izabelle Dias. A Base Nacional Comum Curricular e a educação infantil: desafios e possibilidades do currículo escolar. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Os debates a respeito da Educação Infantil perpassam diferentes épocas, como é possível perceber em documentos como a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Na atualidade, educadores e a sociedade, após longas discussões, elaboraram o documento da Base Nacional Comum Curricular, que reúne orientações a serem utilizadas nas escolas brasileiras da Educação Infantil. O documento, embora muito recente, passou por longo período de discussão e tem sido objeto de fartas campanhas de mídia, largamente veiculado. Diante do exposto, esse estudo visa a compreender as percepções de professores da educação infantil acerca da implementação de aspectos veiculados na Base Nacional Comum Curricular em suas práticas e planejamentos pedagógicos. Procura-se também, compreender aspectos da realidade de uma sala de aula, de Educação Infantil localizada em uma região administrativa do Distrito Federal por meio da análise de episódios que auxiliam o entendimento da problemática. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Tendo como base a discussão do documento legal da Base Nacional Comum Curricular e de abordagens sobre o currículo, foi possível expor concepções relacionadas à infância, a Base Nacional Comum Curricular e às questões relacionadas ao currículo utilizado na instituição de Educação Infantil estudada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons