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https://bdm.unb.br/handle/10483/21751
Título: | A Base Nacional Comum Curricular e a educação infantil : desafios e possibilidades do currículo escolar |
Autor(es): | Silva, Izabelle Dias |
Orientador(es): | Coelho, Cristina Massot Madeira |
Assunto: | Educação de crianças Currículo escolar |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 5-Abr-2019 |
Referência: | SILVA, Izabelle Dias. A Base Nacional Comum Curricular e a educação infantil: desafios e possibilidades do currículo escolar. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Os debates a respeito da Educação Infantil perpassam diferentes épocas, como é possível perceber em documentos como a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Na atualidade, educadores e a sociedade, após longas discussões, elaboraram o documento da Base Nacional Comum Curricular, que reúne orientações a serem utilizadas nas escolas brasileiras da Educação Infantil. O documento, embora muito recente, passou por longo período de discussão e tem sido objeto de fartas campanhas de mídia, largamente veiculado. Diante do exposto, esse estudo visa a compreender as percepções de professores da educação infantil acerca da implementação de aspectos veiculados na Base Nacional Comum Curricular em suas práticas e planejamentos pedagógicos. Procura-se também, compreender aspectos da realidade de uma sala de aula, de Educação Infantil localizada em uma região administrativa do Distrito Federal por meio da análise de episódios que auxiliam o entendimento da problemática. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Tendo como base a discussão do documento legal da Base Nacional Comum Curricular e de abordagens sobre o currículo, foi possível expor concepções relacionadas à infância, a Base Nacional Comum Curricular e às questões relacionadas ao currículo utilizado na instituição de Educação Infantil estudada. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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