Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21746
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RaissaFernandesMeirelles_tcc.pdf909,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A aplicação da conversão da prisão preventiva em domiciliar para gestantes e mães de crianças até 12 anos de idade
Autor(es): Meirelles, Raíssa Fernandes
Orientador(es): Castro, Pedro Machado de Almeida
Assunto: Processo penal
Prisioneiras
Data de apresentação: 3-Jul-2018
Data de publicação: 5-Abr-2019
Referência: MEIRELLES, Raíssa Fernandes. A aplicação da conversão da prisão preventiva em domiciliar para gestantes e mães de crianças até 12 anos de idade. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estudar a aplicação do disposto na Lei n. 13.257 de 2016, que alterou o artigo 318 do Código de Processo Penal para considerar a hipótese de conversão da prisão preventiva por domiciliar para as mulheres gestantes e mães de crianças até os 12 anos de idade. O trabalho faz uma abordagem histórica da aplicação das medidas cautelares pessoais e expõe, além dos aspectos gerais, as hipóteses de aplicação da prisão preventiva e das cautelares diversas da prisão, de acordo com a legislação ora vigente e com diversos doutrinadores penais. A partir deste apanhado histórico e da análise do cabimento das medidas referidas é tratada a Lei em questão e seus principais fundamentos, seguida da análise do Habeas Corpus 143.641, julgado em fevereiro de 2018 pelo Supremo Tribunal Federal, destacando os principais aspectos positivos e negativos levantados pela decisão. Por fim, é realizado um apanhado geral acerca dos dados quantitativos e do perfil da mulher encarcerada no Brasil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2018.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons