Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21700
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FernandaNascimentoDeBrito_tcc.pdf962,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma visão aproximada : a família escrava em São José dos Pinhais no final do século XVIII
Autor(es): Brito, Fernanda Nascimento de
Orientador(es): Gil, Tiago Luís
Assunto: Escravidão e a Igreja
Mulheres negras
Batismo
Escravidão
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 1-Abr-2019
Referência: BRITO, Fernanda Nascimento de. Uma visão aproximada: a família escrava em São José dos Pinhais no final do século XVIII. 2018. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A localidade explorada na pesquisa é São José dos Pinhais entre 1775 e 1800. A senzala de Antonio de Souza Pereira foi pesquisada para compreendemos como os escravizados formavam uniões por meio do batismo. Na sociedade colonial o compadrio e apadrinhamento eram importantes e auxiliavam na formação de relações sociais. Descreveremos a posição da Igreja e dos senhores sobre o batismo de escravos.
Abstract: The explored localization on this research is São José dos Pinhais between 1775 and 1800. The Antonio de Souza Pereira’s senzala was studied to comprehend how the enslaved formed unions through baptism. The patronage and sponsorhip were very important and helpful to form social relations. The church and masters opinions about slave’s baptism will be described.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.