Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2169
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AemersonJanuarioDaSilva.pdf606,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comprometimento organizacional : nível de comprometimento em uma agencia de varejo de uma instituição financeira
Autor(es): Silva, Aemerson Januário da
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Gonçalves, Rose Mary
Assunto: Comprometimento organizacional
Comportamento organizacional
Motivação no trabalho
Satisfação no trabalho
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 28-Nov-2011
Referência: SILVA, Aemerson Januário da. Comprometimento organizacional: nível de comprometimento em uma agencia de varejo de uma instituição financeira. 2011. 41 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Vários estudos têm sido feitos a fim de buscar explicações sobre os vínculos existentes entre empregado e organização e assim ajudar-las a encontrarem soluções e estratégias para garantir melhores níveis de comprometimento. E consenso entre os autores que um alto nível de comprometimento por si só não é garantia de sucesso, más sim que funcionários comprometidos são mais envolvidos e doam mais de si a fim de alcançar os objetivos da organização. A pesquisa foi realizada em um agencia de uma instituição financeira de grande porte buscando saber o nível de comprometimento dos funcionários. O foco do estudo foi identificar o nível de Comprometimento Organizacional nas três dimensões proposta por Meyer e Allen: afetiva, calculativa e normativa, identificando e comparando entre os diversos nichos sócios demográficos os níveis que os funcionários estão comprometidos com a organização. A analise foi bibliográfica e documental e exploratória por meio de questionários, onde os dados foram tratados com uso de estatística descritiva simples, com médias, desvios-padrão e gráficos. Os resultados foram positivos, pois se observou melhores níveis de comprometimento afetivo e os indivíduos com mais comprometimento afetivo são responsáveis por menores taxas de rotatividade, absenteísmo e intenção de sair da empresa além possuírem melhores indicadores de desempenho. Assim, identificando de acordo com o perfil sócio demográfico os funcionários que são menos comprometidos com a organização é possível buscar ações neste nicho específico a fim de que este possa ter alcançar melhores níveis de comprometimento e assim trazerem melhores resultados para empresa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons