Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21688
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MayaraMariaMoreiraAlves_tcc.pdf699,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O dominó : um jogo para a educação infantil?
Autor(es): Alves, Mayara Maria Moreira
Orientador(es): Sá, Antônio Villar Marques de
Assunto: Educação de crianças
Atividades lúdicas
Data de apresentação: 5-Jul-2018
Data de publicação: 22-Mar-2019
Referência: ALVES, Mayara Maria Moreira. O dominó: um jogo para a educação infantil?. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi analisar a utilização do dominó na Educação Infantil. Para isso, foi realizado um levantamento teórico que, primeiramente, buscou discutir os jogos e as brincadeiras na educação. Em seguida, a pesquisa foi especificamente sobre o jogo de dominó. A fim de compor o referencial teórico foi utilizada a contribuição de autores tais como Kamii e Devries; Kishimoto; Lopes; Macedo, Petty e Passos; Vigotski. Por fim, foi observado na prática se o dominó pode ser um meio de aprendizagem na educação infantil. Constatou-se que é um jogo interessante para essa etapa, por sua ludicidade, versatilidade e diversão. As crianças, durante as intervenções, mantiveram-se interessadas. Observaram-se mudanças significativas no manejo do jogo ao longo das atividades, os alunos, em sua maioria, internalizaram as regras do jogo.
Abstract: The main objective of this paper was to analyze the domino game in the child education. Thereunto, it was realized a theoretical survey that, firsly, sougth to discuss the between game and play of education. Then, the search was specifically about the domino game. In order to compose the theoretical, it was utilised the contribution of authors like Kamii and Devries; Kishimoto; Lopes; Macedo, Petty and Passos; Vigotski. Lastly, it was observed in practice whether domino may be a means of learning in early childhood education. It was found that this game can be very interesting for this stage, because or its playfulness, versatility and fun. During the speeches, the children remained interested. Significant changes were observed throughout the activities, the students, for the most part, internalized the rules of the game.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons