Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21678
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PedroBrandaoDaSilvaSimoes_tcc.pdf603,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Leituras políticas sobre a destinação de recursos públicos para a política ambiental
Autor(es): Simões, Pedro Brandão da Silva
Orientador(es): Irachande, Aninho Mucundramo
Assunto: Orçamento público
Meio ambiente
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 22-Mar-2019
Referência: SIMÕES, Pedro Brandão da Silva. Leituras políticas sobre a destinação de recursos públicos para a política ambiental. 2018. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho trata da atuação do Poder Executivo e Legislativo, entre 2015 e 2017, frente à crescente demanda social e internacional para ações dos órgãos federais que caminhem para o estabelecimento de um meio ambiente mais equilibrado no Brasil. Objetivou-se analisar o processo orçamentário, através da tramitação da Lei Orçamentária Anual, em especial os recursos destinados para o Ministério do Meio Ambiente, e o processo legislativo que buscou apresentar projetos de legislações que envolviam a temática ambiental. A partir disso, o objetivo era caracterizar os processos e apontar suas distorções. Para isso, o estudo de caso foi escolhido como principal método de trabalho. Foram observadas três variáveis: orçamento anual para o Ministério do Meio Ambiente e suas emendas parlamentares e a apresentação de proposições legislativas nos últimos três anos. A análise baseou sua argumentação buscando bibliografias que abordavam a evolução da temática ambiental na política mundial e brasileira, somando conceitos do processo decisório orçamentário e legislativo e suas forças atuantes. Utilizam-se como fonte principal os documentos primários e oficiais encontrados no site da Câmara dos Deputados e Senado Federal relativo aos temas abordados. Os resultados apontam para um modelo de desenvolvimento predatório no Brasil, a partir do enfraquecimento da instância orçamentária dos órgãos de fiscalização ambiental e também da apresentação de legislações que podem representar retrocessos na gestão ambiental do Brasil. A conclusão mostra a importância das pressões vindas do cenário internacional e social como forças que constrangem o governo a tomar ações em prol de um meio ambiente mais equilibrado. Também na conclusão traçam-se cenários da política ambiental para os próximos anos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2018.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons