Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21659
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NicolasBragaSoares.pdf339,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: ENADE : um estudo da (in)evolução dos resultados obtidos no curso de Ciências Contábeis
Autor(es): Soares, Nícolas Braga
Orientador(es): Silva, Rosane Maria Pio da
Assunto: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Ciências Contábeis - ensino superior
Ensino superior
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 19-Mar-2019
Referência: SOARES, Nícolas Braga. ENADE: um estudo da (in)evolução dos resultados obtidos no curso de Ciências Contábeis. 2017. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A partir dos anos de 1990 ocorreu um grande aumento da oferta universitária pelo país, saindo de valores iniciais de 918 instituições para uma marca de 2416 instituições no ano de 2012. E em tal cenário de expansão universitária houve a necessidade de uma melhor avaliação dos cursos existentes até então. E nesse cenário surgiu o ENADE, o qual veio para auxiliar no processo de avaliação da qualidade do ensino superior, como também das IES, onde o mesmo avalia o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação em relação à sua formação. Com esses fatores este trabalho busca descrever a (in)evolução histórica do rendimento dos alunos ao analisar os relatórios fornecidos pelo INEP, decorrentes dos exames ocorridos nos anos de 2006, 2009, 2012 e 2015. Com a técnica de pesquisa documental, sendo esse um estudo descritivo com a utilização da pesquisa qualitativa. Os dados fornecem tanto uma questão da distribuição da nota geral do curso, juntamente com a distribuição dos conceitos das IES. Os dados obtidos evidenciaram uma involução nos quesitos de nota geral, além da estagnação em relação aos conceitos obtidos pelas Instituições de Ensino Superior (IESs) no País, juntamente com uma padronização do desempenho dos alunos a nível nacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.