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Título: A constituição da identidade surda no processo de desenvolvimento do aluno : reflexões
Autor(es): Lopes, Kelen Maria Alves
Orientador(es): Buzar, Edeilce Aparecida Santos
Assunto: Surdos - educação
Educação especial
Data de apresentação: 4-Abr-2018
Data de publicação: 19-Mar-2019
Referência: LOPES, Kelen Maria Alves. A constituição da identidade surda no processo de desenvolvimento do aluno: reflexões. 2018. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a constituição da identidade surda no processo de desenvolvimento do aluno surdo no ambiente escolar. Buscou verificar se as identidades surdas são reconhecidas em sua totalidade, ou seja, se o aluno surdo tem acesso a um ambiente que lhe proporcione aprendizagem em sua língua e cultura, considerando todos os aspectos inerentes a uma educação de surdos de qualidade, onde a identidade surda é reconhecida. Diante disso, a pesquisa buscou traçar um olhar a respeito de como a escola tem contribuído para a constituição dessas identidades surdas. O aporte teórico envolveu as temáticas relacionadas a concepção do que vem a ser identidade, identidade surda, considerando os aspectos históricos e por fim, suas implicações no ambiente escolar, ou seja, a relação entre identidade surda e escola. A pesquisa buscou analisar as identidades surdas dos alunos observados, a relação entre identidade surda, família e escola, bem como, a identidade surda no cotidiano e rotina escolar, a relação entre as diferentes identidades, a inclusão na sala de aula, o trabalho realizado na sala de recursos, e por fim, a utilização da língua de sinais como reconhecimento da identidade do aluno surdo. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, que teve por finalidade fazer uma aproximação aos questionamentos aqui levantados, para assim, relacionar os conhecimentos da teoria a luz da realidade. Para isso, foram feitas observações em duas escolas públicas no Distrito Federal, ambas, escola pólo de educação de surdos. Ao fim desta pesquisa, percebemos que os alunos surdos sofrem influência da identidade ouvinte, pois, o seu desenvolvimento e aprendizagem estão voltados para a oralização e utilização do implante coclear, no entanto, demonstraram desconhecimento da Cultura Surda e da língua de sinais. Percebemos também, a importância da articulação família e escola para a apresentação da Cultura Surda, desmitificando a ideia do corpo danificado. Além disso, consideramos importante que a escola desenvolva ações de reconhecimento referente à Cultura Surda no espaço escolar, tanto aos alunos surdos e ouvintes, como a toda comunidade escolar. Dessa forma, constituindo assim, um trabalho pedagógico que favoreça a construção e fortalecimento da identidade do aluno surdo no espaço escolar.
Abstract: This research aimed to investigate the organization of science in student development. You can get information on how to obtain security in its entirety, ie whether the student has access to a program that presents their language and culture, considering all the inherent aspects of a quality deaf education, where a deaf identity is recognized. Faced with this, a research sought to draw a respect from a school with contribution to the realization of these deaf identities. Theoretical support developed as themes related to a concept of identity, identity, culture, culture, culture and identity, that is, an interface between identity and school. The research sought to analyze how identities arise from the observed students, a communication between the different identities, a context in the classroom, the work done in the resource room, and finally, the use of sign language as the recognition of the identity of the student. The methodology used was a qualitative research, which aimed to approach the questions raised here, and so on. The schools were located in two public schools in the Federal District, post-graduate schools of deaf education. At the end of this research, we realized that the students were subject to their own understanding, because their development and their learning are focused on the use and use of the cochlear implement, however, they demonstrated the lack of knowledge of Culture and Sign Language. We also perceive the importance of family and school articulation for a presentation of the Deaf Culture, demystifying an idea of the damaged body. In addition, it is important that the school develops bonding actions in relation to culture. In this way, it constitutes a pedagogical work that favors the construction and strengthening of the identity of the school student.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
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