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dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorSousa, Gabriella Bezerra de-
dc.identifier.citationSOUSA, Gabriella Bezerra de. Inclusão social de alunos internacionais na Universidade de Brasília. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractObservando o fluxo migratório em crescimento no Brasil, decidiu-se realizar este trabalho com a finalidade de compreender como ocorre a inclusão dos alunos internacionais na Universidade de Brasília. Perquirimos traçar um perfil desse aluno, considerando como foram recebidos na universidade e o seu processo acadêmico. Demos relevância aos seus motivos de escolherem estudar na Universidade de Brasília e analisamos a importância dessa universidade na formação dos alunos internacionais, contando também com relatos de professores. A internacionalização no ensino superior coloca-se como um grande desafio, como é o caso da internacionalização em casa e a divulgação das ações voltadas à inclusão do estudante internacional. Esbarramos também na barreira linguística existente, onde metade dos alunos relatam chegar à UnB sem falar português, a sua língua de acolhimento. Com essa barreira posta, dificulta-se o trabalho de inclusão social e cultural que, sem a linguagem em comum, torna-se praticamente impossível de acontecer. Os resultados apontam que a Universidade de Brasília mesmo plural, precisa preocupar-se sistematicamente com a permanência e a qualidade da inclusão que é dada aos nossos visitantes e alunos internacionais. As conclusões destacam que não basta recebê-los oficialmente e assinar acordos internacionais sem observar de perto como os estudantes internacionais estão sendo recebidos e se adaptando. É preciso ouvi-los, pois eles vivem essa realidade e saberão ressaltar, com propriedade, o que funciona e o que não funciona em seu acolhimento e estadia. Outro aspecto é que a gestão da universidade proporcione formação continuada e acompanhamento aos professores no sentido de lidarem adequadamente com os estudantes internacionais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitáriospt_BR
dc.titleInclusão social de alunos internacionais na Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-18T14:51:59Z-
dc.date.available2019-03-18T14:51:59Z-
dc.date.submitted2018-06-25-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21645-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1By observing the growing migratory flow in Brazil, we decided to carry out this work with the purpose of understanding how the inclusion of foreign students in the Universidade de Brasilia occurs. We sought to trace a profile of this student, considering how they were received at the university and their academic process. We gave importance to their reasons for choosing to study at the Universidade de Brasilia and analyzed the importance of this university in the training of international students, also counting on reports from teachers. Internationalization in higher education poses a major challenge, as is the case of internationalization at home and the dissemination of actions aimed at the inclusion of the international student. We also bump into the existing language barrier, where half of the students report coming to UnB without speaking Portuguese, their host language. With this barrier put, it is difficult the work of social and cultural inclusion that, without the common language, becomes practically impossible to happen. The results point out that the Universidade de Brasilia, even plural, must systematically concern itself with the permanence and the quality of the inclusion that is given to our visitors and foreign students. The conclusions highlight that it is not enough to receive them officially and sign international agreements without observing closely how foreign students are being received and adapting. We must listen to them, because live this reality and they know what works and what doesn’t in their reception and stay. Another aspect is that university management provides continuing education and accompaniment to teachers in order to deal adequately with foreign students.pt_BR
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