Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21638
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FernandoHenriqueCoelho.pdf875,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Exigências do mercado de trabalho : um estudo sobre o cargo de contabilista
Autor(es): Coelho, Fernando Henrique
Orientador(es): Silva, Rosane Maria Pio da
Assunto: Mercado de trabalho
Contadores - prática profissional
Qualificações profissionais
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 18-Mar-2019
Referência: COELHO, Fernando Henrique. Exigências do mercado de trabalho: um estudo sobre o cargo de contabilista. 2017. 37 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis e Atuariais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Um dos questionamentos dos profissionais contabilistas é em relação ao mercado de trabalho, quais as exigências, os requisitos mais cobrados e suas atualizações. Os diversos normativos contábeis exigem atualização constante por parte dos profissionais, especialmente após as mudanças ocorridas em razão da harmonização de padrões. Uma dessas grandes mudanças veio com a lei nº 11.638 instituída em 2007 trazendo diversas alterações dentro da contabilidade. O objetivo geral desse estudo é averiguar quais são as exigências do mercado de trabalho para o cargo de contador e técnico em contabilidade antes e após a instituição da lei 11.638. A pesquisa foi elaborada com base nos classificados empregatícios do jornal correio braziliense nos períodos de 1997 até 2017, onde foram selecionados 918 anúncios. Conforme os resultados analisados, concluiu-se que houveram mudanças crescentes nas demandas de diversas áreas de conhecimento e das qualificações dentro das exigências do mercado de trabalho logo após o período de advento da referida lei. Evidenciando que, em decorrência das atualizações dos diversos normativos e consequentes impactos destes na contabilidade é de suma importância a capacitação constante por parte dos profissionais contábeis, para que estes possam se manter dentro dos padrões exigidos no mercado de trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE), Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA), 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.