Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2162
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CarleusaMoreiraFarias.pdf342,51 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCavalcanti, Maria Mônica Pinheiro-
dc.contributor.authorLima, Carleusa Moreira Farias-
dc.identifier.citationLIMA, Carleusa Moreira Farias. Estudantes com deficiência: desafios enfrentados no contexto escolar. 2011. 52 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractConsiderando os princípios de “igualdade de oportunidade” e “educação para todos”, a legislação brasileira assegura o direito ao ensino a estudantes com deficiência, entretanto não garantem a sua permanência no ambiente escolar, nem tampouco a qualidade do ensino ofertado. Assim sendo, é preciso que os professores almejem contribuir para o processo de desenvolvimento e aprendizagem de todos os alunos e promovam práticas educativas efetivamente inclusivas que permitam a todos os estudantes, incluindo aqueles com deficiência, oportunidades de desenvolvimento, aprendizagem e inserção social. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar as principais dificuldades com relação ao processo de inclusão educacional, na perspectiva de professores e pais de estudantes com necessidades educacionais especiais – NEEs. Participaram da pesquisa 4 pais e 12 professores de estudantes com NEEs, alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública de Alexânia- GO. Os dados foram levantados por meio de aplicação de questionários a pais e professores de estudantes com NEEs. A análise dos resultados revelou que os professores se percebem como despreparados para atuar junto a estudantes com NEEs em decorrência da ineficiente formação relacionada à perspectiva educacional inclusiva. Este estudo também evidenciou a insatisfação dos pais de estudantes com NEEs quanto ao processo educacional implementado pela escola.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordEstudantes deficientesen
dc.subject.keywordProfessores de educação especial - formaçãoen
dc.titleEstudantes com deficiência : desafios enfrentados no contexto escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-11-18T15:49:56Z-
dc.date.available2011-11-18T15:49:56Z-
dc.date.issued2011-11-18T15:49:56Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2162-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons